Antigo Twitter pediu, nesta quinta-feira (26), para o STF a liberação do uso da rede X aqui no Brasil. Representantes indicaram a entrega dos documentos solicitados por Alexandre de Moraes. Houve relatos de juristas, esclarecendo adoção das providências a qual teriam sido indicadas por vossa excelência, com o objetivo para restabelecer o funcionamento da plataforma no Brasil.
Advogados assinam pedido
Houve assinaturas, sendo executadas por advogados de três escritórios diferentes: Fabiano Robalinho Cavalcanti, Caetano Berenguer sendo pertencentes da Bermudes Advogados, André Zonaro, Giacchetta e Daniela Seadi Kessler a qual trabalham na Pinheiro Neto Advogados, Sergio Rosenthal representando Rosenthal Advogados associados.
Elon Musk em Prêmio no Breakthrough Prize (Foto: reprodução/Kevin Winter/Getty Images embed)
Suspensão
No final do mês de agosto deste ano, houve uma suspensão das empresas do Elon Musk sendo decretada pelo Alexandre de Moraes, por descumprir uma série de decisões judiciais. Eram necessários alguns documentos para demonstrar situação cadastral, validação da indicação da advogada Rachel Villa como representante da empresa, por fim, o cumprimento da decisão de retirar as contas a qual propagaram mensagens antidemocráticas e criminosas.
Investigação
Segundo a PF, Supremo Tribunal Federal já começou a investigar as pessoas que mesmo depois do bloqueio da plataforma, ainda se mantiveram postando mensagens no local, a ideia seria focar na apuração para averiguar aqueles a qual estariam propagando discurso de ódio, fake news, tendo em vista os impactos na eleição. Conforme a PGR, deve ser monitorado os casos relacionados a essa questão.
Cumpriram as exigências
De acordo com informação passada pelos Representantes do X, foram cumpridas todas as solicitações feitas pelo Ministro Alexandre de Moraes, tais são elas o seguinte, trouxeram um representante legal para o Brasil, Bloquearam o perfil dos nove que estão sendo investigados pelo STF, pagaram as multas impostas por descumprimento de ordens.
X aguarda um posicionamento da justiça brasileira.