Segundo a Agência Brasil, Minas Gerais teve 101 municípios em situação de emergência nesta quinta-feira, 22. As cidades mineiras estão sendo afetadas pelos efeitos das chuvas intensas que vêm atingindo o estado nos últimos dias, sobretudo as regiões metropolitana de Belo Horizonte, sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Alerta de chuvas intensas! Segundo dados do @inmet_ , entre esta quarta (21) e quinta-feira (22), as chuvas se intensificam nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os riscos previstos perduram até o final da semana. Assista ao vídeo! pic.twitter.com/OtWOrZDiGp
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) December 21, 2022
Chuvas se intensifam por todo o país. (Reprodução/Twitter)
Conforme boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) nesta quinta-feira, desde o início do período chuvoso, em setembro, já são 4.843 pessoas desalojadas, que tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas e se abrigaram com parentes ou amigos. Há também 1.312 pessoas desabrigadas, que precisam de abrigo público por causa de danos ou ameaças a seus domicílios. O estado já registrou oito mortes por causa das chuvas.
A Cedec destacou duas ocorrências em função das chuvas de quarta-feira, dia 21. A primeira foi em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, onde o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima e houve queda de árvores, taludes e algumas ruas foram inundadas durante o temporal. “A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio”, divulgou o governo mineiro.
Ainda de acordo com a Cedec, não há registro de desalojados ou desabrigados e os serviços essenciais estão funcionando normalmente.
Alerta divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais. (Reprodução/Instagram)
A outra ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. “Por conta das chuvas intensas, as águas do Rio Muriaé subiram de forma abrupta, formando pontos de inundação. Seis pessoas ficaram desabrigadas e cinco, desalojadas. Os serviços essenciais não foram afetados”, informou a Cedec.
Foto Destaque: Registro das fortes chuvas em Belo Horizonte. Reprodução/TV Globo