Notícias

30 dias de guerra: Veja o estado atual da Ucrânia e previsões para o futuro

24 Mar 2022 - 09h44 | Atulizado em 24 Mar 2022 - 09h44
30 dias de guerra: Veja o estado atual da Ucrânia e previsões para o futuro

Infelizmente, já se passaram 30 dias do início das invasões russas em solo urcraniano e as operações que especialistas previam que poderiam ser rápidas, devido a superioridade militar de Moscou, se mostraram demoradas e destrutivas, onde os ucranianos apresentaram maior resistência.

Durante este período, a guerra se tornou a maior crise militar da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e, já no primeiro dia de guerra, há um mês, cidades ucranianas foram bombardeadas. 

Em seguida, a Rússia começou a invadir a Ucrânia pelas frentes pelo norte, leste e sul, mas, não imaginava se deparar com o contra-ataque da Ucrânia que foi forte e, depois dos primeiros avanços, comprometeu os ataques da Rússia.


 

Bombardeios na Ucrânia Reprodução/Jornal da USP.


De acordo com as estimativas da ONU, já se somam mais de 3,6 milhões de pessoas que deixaram a Ucrânia, sendo a grande maioria em direção a Polônia e há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, podendo ser um número ainda maior já que atualmente o país se encontra sem a presença de jornalistas.

Quais serão os próximos passos da Rússia?

De acordo com o Institute for the Study of War, instituto americano especializado no estudo de guerras, os próximos passos da Rússia seriam tomar Mariupol para liberar as tropas russas para reforçar outras frentes.

Ainda, alcançar Jryvyi Rih e isolar Zaporizhiya, também ao sul de Kiev. Assim, em Kharkiv, os ataques continuam focados em Izyum, mas sem as tropas avançarem pela cidade.

Neste cenário, Kherson também continua ocupada, enquanto Mykolayiv e Odessa não devem receber a presença das tropas russas. Em contrapartida, em Kiev as tropas avançam para atacar diretamente o centro da cidade e também prosseguem atacando Sumy e Chernihiv.

É importante ressaltar que, conforme as tropas não avançam, a Rússia segue perdendo soldados e armamentos.

Quais as previsões para o futuro?

Entre as previsões para o futuro estão a possibilidade de negociações diplomáticas entre os dois países. Apesar de parecer distante entre os especialistas, ainda sim é uma das possibilidades para cessar o conflito, mas as negociações seguem sem acordos entre Rússia e Ucrânia.

Além dessa possiblidade, há também a previsão da vitória Rússia em poucas semanas conquistando Kiev e a costa litorânea do Mar Negro. De acordo com especialistas, uma vez estabelecido o cerco, em poucas semanas se consolida a vitória dos russos.

Em contrapartida, há também a possibilidade da vitória da Rússia, porém mais demorada. Neste caso, em função da alta resistência das tropas ucranianas, a vitória das tropas russas pode ser retardada, mas, ainda sim, com perdas significativas.

Isso porque, a Rússia já teve mais de uma centena de bilhões de dólares congelados de contas do seu Banco Central no exterior, além de enfrentar várias sanções econômicas e políticas para o país.

Para finalizar, outro cenário previsível seria o envolvimento direto da Otan na guerra, mas, este cenário é considerado quase impossível de acontecer segundo os especialistas.

Dessa forma, após vários encontros entre delegações da Rússia e da Ucrânia e ainda mediações por líderes internacionais, os termos colocados pelo país russo para o fim da guerra foram: Desmilitarização da Ucrânia; Reconhecimento, pela Ucrânia, da anexação da Crimeia pelos russos e Reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk.

Assim, nas últimas conversas, líderes da Rússia e da Ucrânia, viram a possibilidade de um acordo caso a Ucrânia adote o status neutro e assim, receberia garantias internacionais de segurança. Mas, essa possibilidade abrange apenas os dois primeiros pontos que mencionamos anteriormente sem citar territórios.

Foto Destaque: Miliares russos são vistos em tanques de guerra na região da cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia, no dia 20 de março de 2022 Foto: Reprodução/ Alexander Ermochenko/Reuters.