Tech

A Inteligência artificial trabalhando em prol da sustentabilidade

21 Dez 2022 - 22h00 | Atulizado em 21 Dez 2022 - 22h00
A Inteligência artificial trabalhando em prol da sustentabilidade

A sustentabilidade é hoje um dos assuntos mais relevantes discutidos pelos líderes empresariais e de fato isso faz parte de suas agendas coorporativas.

Metade dos CEOs em todo o mundo cerca de 48%, diz ser prioridade, 37% em relação a 2021, a COP27 enfatizou a importância de transformar compromissos em ação, reunindo líderes e políticos em todo mundo.

Perto de chegar a 2023 essa expectativa deverá ser colocada em prática, porém ainda temos um desafio pela frente, pois apenas 23% dos CEOs informaram estar trabalhando na causa.

Lidar com o assunto não é uma tarefa fácil, requer ações sociais sérias, criar parcerias com instituições, empresas e governo para que juntos criem soluções inteligentes, investimentos em novos processos de tecnologias como a (IA) inteligência artificial.


A inteligência artificial é uma grande aliada e atua diretamente no apoio a sustentabilidade   Foto: Reprodução/google.com


A sociedade está otimista pois há uma quantidade de operações de uma organização em áreas como instalações, consumo de energia, infraestrutura de TI.

A IA pode ajudar a gerenciar dados para as empresas transformá-los em insights preditivos a avaliar o seu progresso evolutivo.

Líderes empresariais entrevistados pela IBM cerca de 53% deles planejam investir na cadeia de suplementos mais sustentável.

O uso da IA ajuda que as organizações otimizem seu fluxo de trabalho identificar riscos, reduzir o desperdício e tempo usado na fiscalização dos produtos.

Outro fator é o combate aos efeitos da mudança climática onde a combinação de IA pode ajudar a gerenciar os dados meteorológicos facilitando a previsão de riscos climáticos que podem afetar as operações de negócios possibilitando as empresas de atingir suas metas de negócios com eficiência. Porém as empresas ainda não estão aproveitando essas informações ao máximo.

As mudanças climáticas norteiam o mundo dos negócios e olhando para o futuro a IA pode impulsionar  a sustentabilidade ajudando as empresas resolver seus problemas mais urgentes.

O objetivo é despertar a consciência da sociedade como um todo orientando em todos os aspectos para que desde agora possamos a construir u futuro.

Foto destaque: Pessoa interagindo com um robô com sensores   Reprodução: gettyimagem