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“A simplicidade, por fim, é muito importante” diz Alex Szapiro sobre startups

21 Out 2021 - 19h59 | Atulizado em 21 Out 2021 - 19h59
“A simplicidade, por fim, é muito importante” diz Alex Szapiro sobre startups

Recentemente a EXAME realizou a premiação Melhores e Maiores 2021, durante o painel “As techs invadem o MM” Alex Szapiro, líder da repartição do Brasil e parceiro operacional do SoftBank Group International, participou de um debate mediado por Lucas Agrela, jornalista especializado em tecnologia , com as participações de Guilherme Pacheco, cofundador e membro do conselho da Mosaico (dona dos comparadores de preços Buscapé, Zoom e Bondfaro), e Roberto de Carvalho, vice-presidente da América do Sul da Dynatrace.

 

Durante o debate, Szapiro deixou claro pensar semelhante a Jeff Bezos a respeito do crescimento de startups, que é necessário buscar e reter talentos, resolver um problema do consumidor,  ter resiliência, construir uma cultura empresarial forte e estar preparado para se adaptar e mudar o curso dos negócios se necessário.


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O time precisa ser muito bom. Ele precisa ser forte e se complementar. É isso que fará a diferença no final do dia. As coisas mudam tão rápido que os empreendedores precisam estar prontos para mudar o negócio. A falha é importante. Em outros países, a falha é muito bem vista porque mostra que o empreendedor já passou por grandes problemas antes. A simplicidade, por fim, é muito importante. A Apple, por exemplo, conseguiu no hardware e no software surpreender o cliente. Todo mundo acha que a simplicidade é fácil, mas ela precisa de muito suor e energia para ser atingida” diz Alex Szapiro durante o debate.

 

As falhas vão acontecer o tempo inteiro e as empresas precisam lidar com elas o tempo todo. A questão é como reagimos a elas. Se a interface ou a experiência do usuário não estiverem funcionando bem, a empresa não pode demorar horas para corrigir essa falha. Esse tempo de resposta precisa ser repensado. E isso requer o uso de inteligência artificial. Em relação à experiência do usuário, as empresas precisam avaliar se faz sentido como o processo tem sido feito. Vejo grandes empresas ainda monitorando isso por amostragem, sendo que estamos em um momento da tecnologia que nos permite olhar para a experiência de milhões de clientes em tempo real” completa Carvalho da Dynatrace, ressaltando que erros fazem parte do processo de crescimento.


Veja o vídeo completo (Reprodução: Youtube / exame)


Foco e persistência. O caminho para o sucesso não é linear. É preciso construir valor persistindo no negócio no longo prazo. Levamos duas décadas até abrir o capital da empresa” finaliza Pacheco da Mosaico, falando sobre adaptação e o tempo que pode levar.

 

Não há um caminho correto para que uma startup dê certo, mas seguindo as dicas de pessoas experientes, aumentam as chances de que seu negócio cresça e prospere.

Foto destaque: Reuters / Issei Kato