Quem não se lembra de uma das maiores tendências dos anos 2000? O acessório de praia retorna à moda de luxo e sem padrões de corpos. Assim como todos os itens fashions do início do século 21, que voltaram a ser hit estilistas e o público, não seria diferente com as famosas belly chain ou chain belt. Sim, estamos falando das correntinhas que ficam presas sobre a cintura despida e que marcou presença nos anos 2000.
Como outras tendências nostálgicas que vimos durante o ano de 2022, o acessório ressurge este ano dentro desta onda da estética da virada do milênio, este estilo foi promovido por uma série de jovens de todo o mundo nas redes sociais, principalmente no Tiktok, onde tudo o que é antigo, renasce sob novas formas.
No início, as correntinhas de cintura voltaram em uma ‘pegada’ mais praiana do que street. A peça era uma versão mais complexa de cobre e que já estava entre as passarelas e o gosto do público. Mas o tempo passou - e não foi muito -, os moldes mais luxuosos começaram a aparecer. Primeiro, com a grife Jacquemus, que trouxe versões mais discretas e fininhas, combinando com peças de alfaiataria.
Logo após, foi a vez da Chanel, durante a temporada de verão de 2022. Produzida especialmente para uma coleção dos anos 2980, em que as belly chains eram semelhantes às alças de corrente da bolsa 2.55 da marca, e por aí continuou nas estações em diante.
Embora pareça que apenas mulheres de cinturas menores utilizam o acessório, ele é mais democrática do que imaginamos e se desprende de padrões e limitações
.
A modelo Paloma Elsesser desfilando com o acessório de cintura. Reprodução/Instagram
Nestes últimos tempos, os movimentos body positive como o corpo livre ganharam força e reivindicam o direito de permitir-se usar roupas e itens para corpo maiores, sem termos que nos enquadrar em tamanhos diminutos e padrões inalcançáveis de beleza.
Foto destaque: belly chains de volta às passarelas. Reprodução/Elle