Neste domingo (4), o Palmeiras enfrentou o Coritiba pela 9ª rodada do Brasileirão. A equipe de Abel Ferreira venceu a partida por 3x1 e o seu técnico elogiou bastante após o jogo. Com essa vitória, o Palmeiras aproxima-se do líder Botafogo e fica a apenas 2 pontos de distância. O técnico fez novas reclamações acerca da arbitragem e demostrou preocupação com a parte física de seus atletas devido à grande sequência de jogos no calendário.
O Palmeiras venceu o Coritiba em jogo tranquilo no Allianz Parque. O comandante da equipe elogiou a simplicidade e a seriedade dos jogadores ao enfrentar uma equipe em que o verdão é claramente superior. Destaca também que fazer o terceiro gol foi ponto crucial para a tranquilidade mental de seus comandados.
“São jogos como esse que metem à prova o caráter da equipe, a seriedade. Era fundamental ser sério e jogar simples. Às vezes há a tendência de facilitar contra equipes em que o Palmeiras é claramente superior. Mas como disseste bem, se em vez de estar 3 a 0, o 2 a 0, onde for, sofre um gol, dá um aperto emocional aos jogadores”, disse o protuguês.
Assista aos melhores momentos da partida (Vídeo: Reprodução/YouTube/GE)
O técnico disse que as instruções no vestiário eram de que o time voltasse a campo com a mesma intensidade do primeiro tempo, em busca de fazer o terceiro gol e matar a partida. E foi o que aconteceu, trazendo a calma emocional.
Abel Ferreira criticou a arbitragem do juiz Felipe Fernandes de Lima, que amarelou Gustavo Gómez por reclamação. O comandante afirmou uma das funções do capitão da equipe é ir falar com árbitro da partida e apontou a falta de critério nas partidas, reflexo da falta de profissionalização da arbitragem brasileira, o que faz com que os técnicos e os jogadores muitas vezes percam a cabeça. Esse foi o terceiro cartão do zagueiro, que não enfrentará o São Paulo no próximo domingo.
“Dizer a quem não sabe, uma das funções do capitão é conversar com o árbitro, mas pelo jeito não pode. Eu sei qual é o problema, os critérios diferentes. A falta do Luan ainda não vi, pela forma como protestou, não parece. Mas uma das funções que peço ao capitão é falar com o árbitro. Depois do amarelo ele ficou alterado, porque sabia que ficaria fora do próximo jogo, mas uma das funções do capitão é poder falar com o árbitro. Neste jogo, levou o amarelo.”, destacou Abel Ferreira.
Post de invencibilidade do Palmeiras no Campeonato Brasileiro 2023 (Reprodução/Instagram/@palmeiras)
Outro tema na entrevista foi a o desgaste da equipe com a intensa sequência de jogos do futebol brasileiro. O técnico ressaltou a disposição e a entrega dos jogadores que desejam jogar todas as partidas, e tenta poupá-los em momentos de suspensões e em alterações ao longo do jogo. Também explica que os jogadores tendem a jogar mais de uma partida ao mesmo tempo, tendo que gerir o próprio desgaste além de se preocupar com o resultado da partida, para que possam entrar com força máxima todo jogo.
“Eles querem jogar todas, sentir e ver o que fazer. Uns descansam por amarelos, outros por lesão, outros vou gerindo com substituições. Se o futebol brasileiro me ensinou foi que os jogadores jogam mais de uma partida ao mesmo tempo, do resultado, gerir substituições...”
O próximo confronto do Palmeiras será contra o Barcelona de Guaiaquil, na próxima quarta-feira, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão é o segundo colocado do seu grupo com os mesmos 9 pontos do líder Bolívar da Bolívia. O Palmeiras precisa apenas de um empate para se classificar.
Foto em destaque: Abel Ferreira. Reprodução/Cesar Greco/Instagram/@palmeiras