Cinema/TV

Academia discute criação de categoria para dublês no Oscar

22 Jun 2023 - 11h37 | Atulizado em 22 Jun 2023 - 11h37
Academia discute criação de categoria para dublês no Oscar

O Oscar é o prêmio máximo do mundo cinematográfico e aponta os melhores filmes, atores, atrizes, fotografia entre outras categorias. Mas uma parte na criação de longas é o trabalho dos dublês. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está estudando a possibilidade da criação de uma categoria que prestigiará o trabalho dos profissionais do ramo.

Chad Stahelski, diretor da franquia John Wick, em entrevista à ComicBookMovie disse que as conversas entre os membros da Academia e um grupo de coordenadores de dublês já começaram há alguns meses. Stahelski disse que ainda não tiveram conversas reais sobre como premiar a categoria. Para a criação da categoria, o tema deve passar por um comitê de membros da organização. Não se sabe ainda se haverá premiação de melhor dublê, melhor coreografia ou coordenador de dublês. O diretor disse:

"A questão é que, não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar. Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? O coordenador de dublês entende isso? (...) Quem recebe o prêmio?”

O diretor ainda afirmou que essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por pessoas inteligentes que componham a comunidade de dublês e membros da Academia.


Melhores Momentos do Oscar 2023 (Reprodução/Instagram/@theacademy)


O movimento da valorização do trabalho de dublês vem crescendo e  os membros do grupo de coordenadores de dublês acreditam pela primeira vez ter feito um movimento real na inclusão da categoria na premiação. Stahelski afirma que tem se encontrado com membros da Academia e avalia as discussões como positivas e instrutivas.

A primeira edição do Oscar foi em 1929, com o objetivo de homenagear os filmes de 1927 e 1928. A próxima edição acontecerá no dia 10 de março de 2024 e será a 96ª cerimônia da premiação. Em 2023 o prêmio foi apresentado por Jimmy Kimmel, e premiou como melhor filme o longa “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, além de premiar Brendan Fraser e Michelle Yeoh como melhor ator e melhor atriz respectivamente.

Foto destaque: Vencedores do oscar Brendan Fraser, Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis com suas estatuetas. (Reprodução/Instagram/@theacademy)