Esportes

Água Santa elimina RB Bragantino nos pênaltis e será o rival do Palmeiras no Paulistão

21 Mar 2023 - 10h55 | Atulizado em 21 Mar 2023 - 10h55
Água Santa elimina RB Bragantino nos pênaltis e será o rival do Palmeiras no Paulistão

Esse é apenas o terceiro ano em que o Água Santa participa da elite do campeonato paulista, mesmo tendo sido fundado no ano de 1981, quando até então se limitava apenas em participar torneios de várzea em Diadema, e nas demais regiões do ABC Paulista. Somente no ano de 2011 o clube decidiu pela sua profissionalização e, com pouco mais de 10 anos no futebol profissional, desbancou clubes de Série A do Brasileirão, como São Paulo (quartas de final) e RB Bragantino (semi final). Assim, chega a final do Campeonato Paulista de 2023, para enfrentar o todo poderoso Palmeiras.

Na noite histórica da última segunda-feira (20), o Netuno enfrentou o Massa Bruta na Vila Belmiro, onde o time Bragança começou impondo o próprio ritmo na partida, pressionando desde os primeiros minutos o clube de Diadema. Não demorou muito para abrir o placar, aos sete minutos do primeiro tempo, com um belo gol de letra do centroavante Alerrandro. No entanto, o gol no início do jogo não intimidou o Água Santa, que, logo após sofrer o gol, partiu em busca do empate. Porém, acabou parando no goleiro Cleiton, que teve uma boa atuação por todo o decorrer do primeiro tempo, parando o ataque do time adversário.

Não demorou para o Agua Santa arrancar o empate já no início do segundo tempo partida, contanto com a infelicidade do goleiro Cleiton, que vinha fazendo uma boa partida. Aos cinco minutos, o lateral esquerdo Juninho Capixaba recuou a bola para Cleiton e, o que parecia ser um lance tranquilo, o goleiro acabou adiantando demais a bola após dar um corte no camisa nove Bruno Mezenga. O atacante Lucas Tocantins foi mais célere, roubou a bola e ainda deu um corte em Cleiton, finalizando para o gol vazio e empatando a semifinal. A partir daquele momento, o jogo ficou em aberto para ambos os times, até que, aos 20 minutos, o zagueiro e capitão do Água Santa, Rodrigo Sam, recebeu cartão vermelho por agredir o camisa 10 do RB Bragantino, Artur. No entanto, tal vantagem numérica do Massa Bruta durou apenas 9 minutos, pois o volante Matheus Fernandes também foi expulso após matar um contra-ataque e receber o segundo cartão amarelo, e, consequentemente, o vermelho. No mais, a partida se manteve equilibrada até o final dos 90 minutos, terminando empatada em 1x1 e levando para a disputa de pênaltis (seria a segunda disputa de pênaltis seguidas do Água Santa).

Na disputa de pênaltis, o clube de Diadema pareceu mais bem preparado, onde os batedores Luan Dias, Cristiano, Reginaldo e Junior Todinho converteram suas cobranças pelo Água Santa, enquanto Bruno Mezenga parou no goleiro Cleiton. Já pelo RB Bragantino, os jogadores Praxedes e Thiago Borbas fizeram os gols, diferentemente de Juninho Capixaba e Sorriso desperdiçaram as duas primeiras cobranças. Terminando assim a disputa em 4x2 para o Água Santa, ocasionando grande festa em campo e nas arquibancadas da Vila Belmiro.


Publicação feita pelo Água Santa. (Reprodução/Instagram)


O Netuno irá disputar a final com o Palmeiras, que está na quarta decisão consecutiva. As datas e horários ainda serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol. O Água Santa tem o mando de campo do primeiro jogo, e o Palmeiras recebe a segunda partida.

 

Foto destaque: Técnico e jogadores do Água Santa celebrando a classificação. (Reprodução/Twitter)