Saúde e Bem Estar

Álcool e drogas são as principais causas para suicídios no Distrito Federal, segundo pesquisa

19 Jul 2022 - 08h20 | Atulizado em 19 Jul 2022 - 08h20
Álcool e drogas são as principais causas para suicídios no Distrito Federal, segundo pesquisa

Dados da Universidade de Brasília revelam que casos de suicídios no Distrito Federal estão associados ao uso de álcool e "outras drogas". A pesquisa, realizada em parceria o Instituto de criminalística de Polícia Civil do Distrito Federal, divulgou que cerca de 44% dos casos fatais contaram com o uso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias psicoativas. O estudo teve como base os casos registrados no DF entre 2005 e 2014.

Quando há uso de drogas, 70% das vítimas recorreram ao álcool antes de cometer o ato. Podendo proporcionar ao indivíduo a "coragem que lhe falta", mudando a cognição do então consumidor. Em 2022 o Distrito Federal teve média de 14 tentativas de suicídio por dia.

O estudo identifica que dos 1.088 óbitos observados no período analisado, apenas 780 foram submetidos a exames toxicológicos. Para os pesquisadores, políticas públicas são sempre necessárias para combater o suicídio. E que todos os casos precisam passar passar pelos exames.


Estudo associa suicídios ao consumo de álcool no Distrito Federal. (Foto:Reprodução/Getty Images)


No ano de 2021, um levantamento por meio de ligações, realizado pelo Ministério da Saúde, ouviu 27.093 pessoas adultas dos 26 estados e Distrito Federal, e revelou que as cidades que mais consumiram abusadamente do álcool foram: Belo Horizonte (MG) 25,20%, Vitória (ES) 23,28%, e, Cuiabá (MT) 23,17%. De cada cinco ou mais doses de bebida, em continuação a pesquisa, o Distrito Federal aparece com 16%, de cordo com a pesquisa da Vigitel.

O sujeito que está em "excesso" tem duas vezes mais chances de cometer suicídio do que o sóbrio. A falta de juízo crítico, impulsividade, proporciona por meio das drogas, tentativas de atos violentos. Dos casos, 56% tem ligação com mistura de álcool com outra substância. No percentual apontado, a cocaína está sempre presente.

Foto Destaque: Suicídios no Distrito Federal. Reprodução/Getty Images

 

Mais Lidas