Tech

Além dos Blackberrys saiba quais os outros itens tecnológicos que também tiveram seu fim

14 Jan 2022 - 17h30 | Atulizado em 14 Jan 2022 - 17h30
Além dos Blackberrys saiba quais os outros itens tecnológicos que também tiveram seu fim

O ano, à pouco se iniciou e a tecnologia que possibilita o suporte para os aparelhos Blackberrys modelos OS foi interrompida, isso pois os dispositivos, de certa forma, tornaram-se obsoletos e ultrapassados pelos novos modelos de Smartphone que possuem um grande diferencial em relação a essa tecnologia. Antes os Blackberrys, que foram lançados em 1999 eram considerados um item avançado para a época. Porém 8 anos depois tudo mudou com o lançamento do primeiro Iphone, que diferente dos blackberrys, tinha todas suas funções ativadas através do toque, com exceção de uma tecla na parte inferior/central.

Com a última versão do sistema operacional atualizada em 2013, nota-se depois disso, diversas outras versões de smartphones surgindo no mercado, que inclusive possuem um preço similar aos blackberrys, porém, com uma funcionalidade superior e portanto, as pessoas passam a optar mais por eles. Logo, o fim dessa inovação, apesar de ter durado menos de uma década, está causando um sentimento nostálgico nas redes e por isso aqui vai uma seleção de outros inovadores em suas épocas e que com o passar do tempo foram perdendo seu lugar em nossas rotinas. 

 


VHS 

O VHS foi um eletrônico que teve presença marcante no universo dos filmes e de certa maneira permitiu até um novo tipo de comércio por boa parte do tempo em que essa tecnologia perdurou, que foram as locadoras. No entanto, à medida que os dispositivos foram evoluindo e novas formas de leitura de imagem foram sendo desenvolvidas. Logo, os VHS que tinham grande repercussão foram sendo substituídos pelos CDs e os dispositivos leitores destes, os DVDs.

 

MP3 Player

Capazes de armazenar até 20 mil músicas e ser possível reproduzi-las onde e quando quisesse, tendo pilhas para trocar quando a bateria acabasse, os MP3 tiveram enorme distribuição ao redor do globo. No entanto, por sua função se limitar apenas a reprodução de música, com o tempo foram sendo substituídos também pelos smartphones e os streaming de músicas que podem ser usados em qualquer dispositivo. 

 

Câmeras Digitais

A chegada dos celulares com câmeras cada vez melhores foi um dos principais fatores para que o mercado de câmeras digitais, que teve seu ápice em 2010, fosse sendo aos poucos desbancado. As câmeras dos celulares superam facilmente as antigas câmeras digitais e por isso uma preferência pelos dispositivos celulares. A vantagem dessas câmeras em relação às outras era o fato de que após tiradas as fotos era possível rapidamente divulgá-las em suas redes sociais. 

 

Foto/Imagem: Yi Shiang/numerama

 

Mais Lidas