Tech

Alexa está na próxima missão pela NASA com destino à Lua

06 Jan 2022 - 19h19 | Atulizado em 06 Jan 2022 - 19h19
Alexa está na próxima missão pela NASA com destino à Lua

A assistente de voz da Amazon fará parte da missão Artemis I onde vai estar na próxima comissão da NASA com destino à Lua, novidade anunciada pela própria Amazon durante o Consumer Electronics Show 2022 (CES 2022) que está acontecendo em Las Vegas.

Como parte da missão Artemis I, a Amazon enviará Alexa ao espaço, que era originalmente uma missão não tripulada ao espaço e será um teste executado pela NASA para simular o uso de tecnologia para futuras missões tripuladas. Além de trazer Alexa para Artemis I, esta será a primeira missão que levará mulheres e os primeiros negros à Lua. 

A inovação foi desenvolvida em parceria de engenheiros da Amazon e das empresas Lockheed Martin (aeroespacial) e Cisco (software), que explicaram que as ferramentas fazem parte do projeto Callisto, voltado para verificar se essas tecnologias seriam úteis para astronautas em missões espaciais futuras.


Teste em solo do projeto Callisto. (Foto:Reprodução/Lockheed Martin)


O foguete Space Launch System (SLS) que levará a cápsula Orion onde estará a tripulação virtual, já que como citado não haverá tripulação humana à bordo por se tratar de um teste, assim sendo a equipe será um manequim e um boneco do Snoopy que servirá como indicador de gravidade.

Apesar da notícia que demonstra avanço massivo da tecnologia, o que chama a atenção é o fato de que CEO da Amazon e da Blue Origin, Jeff Bezos, ter processado a NASA justamente pela missão Artemis I em que a agência responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial perdeu um contrato de US$ 2,9 bilhões para a SpaceX.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Bilionario-Jeff-Bezos-processa-NASA-por-contrato-com-a-SpaceX

https://inmagazine.ig.com.br/post/Amazon-faz-atualizacao-na-Alexa-apos-robo-assistente-sugerir-desafio-perigoso-a-crianca-de-10-anos

https://inmagazine.ig.com.br/post/Ate-2023-o-mercado-dos-games-pode-ultrapassar-US-200-bilhoes


Para quem tem Alexa em casa, pode obter algumas informações com o comando "Alexa, leve-me à Lua". As missões estão planejadas entre março e abril deste ano.  A missão Artemis I tem como intenção colocar presença humana na Lua até 2025. 

 

Imagem Destaque: Alexa. Divulgação/Amazon

Mais Lidas