Esportes

Alfa Romeo anuncia C43, carro para a temporada de 2023 da Fórmula 1

07 Fev 2023 - 19h05 | Atulizado em 07 Fev 2023 - 19h05
Alfa Romeo anuncia C43, carro para a temporada de 2023 da Fórmula 1

Nesta terça-feira (7), a Alfa Romeo apresentou a todos o C43, o carro que irá competir na temporada de 2023 da Fórmula 1. A equipe manterá a mesmadupla da última temporada: o experiente Valtteri Bottas, que liderou o time, e o jovem Guanyu Zhou, que agora está entrando em sua segunda temporada e que não decepcionou em sua estreia.

A equipe suíça abandonou a cor branca e irá correr com um visual novo: em comparação com o carro antigo, o C43 traz um tom de vermelho mais aberto, além de ter detalhes em preto carbono. A primeira aparição do carro acontecerá nessa sexta-feira, em um dia de filmagens em Barcelona, Espanha.



Na equipe do staff há mudanças: sai Frédéric Vasseur, que assumiu a chefia da equipe italiana Ferrari, e entrou Alessandro Alunni Bravi como o novo chefe da Alfa Romeo. O diretor do grupo Sauber atuará sob o controle de Andreas Seidl, que saiu da chefia da McLaren e assumiu a posição de CEO da equipe suíça.

A Alfa disputará nesse ano sua quinta temporada com o nome da marca italiana, porém ainda mantém suas raízes suíças. A temporada de 2023 será o último ano da parceria da montadora do grupo Fiat com a Sauber. E já possui a confirmação que no ano de 2026 a equipe fundada por Peter Sauber irá se unir à Audi, que há pouco tempo adquiriu parte do time. Porém, ainda não foi divulgado os planos do time para as temporadas de 2024 e 2025.

Na questão do alinhamento, muda pouca coisa para a temporada, a equipe foi a sexta colocada no último ano, uma evolução considerável, considerando que em 2021 foi vice-lanterna. Pode fazer a diferença, mas, a chegada de um novo patrocinador visando investimento rumo ao desempenho em pista.

Valtteri Bottas, vice-campeão mundial dos anos 2019 e 2020 pela Mercedes e vencedor de dez corridas, o finlandês deve seguir como a grande referência dentro da equipe. Na temporada passada, Bottas faturou 49 dos 55 pontos da equipe, terminando o ano em décimo lugar no mundial de pilotos.

O ano de estreia de Guanyu Zhou é considerado aceitável, com seis pontos em três ocasiões dentro do top 10 dos GPs, além de três aparições no Q3 nas classificações. Nesta temporada, o chinês terá que provar que merece o seu lugar na F1, principalmente com a concorrência de três novatos, Oscar Piastri, Logan Sargeant e Nyck de Vries, que podem ter uma grande temporada.

Foto destaque: novo carro da Alfa Romeo para a temporada de 2023