Esportes

Alison dos Santos conquista ouro na Diamond League

13 Mai 2022 - 21h46 | Atulizado em 13 Mai 2022 - 21h46
Alison dos Santos conquista ouro na Diamond League

O brasileiro Alisson dos Santos venceu os 400 metros com barreiras na etapa da de Doha da Diamond League. O medalhista de bronze das Olimpiadas de Tóquio 2020, chegou na frente com o tempo de 47s24, batendo o americano Rai Benjamin, que ficou com a prata também nos últimos Jogos Olímpicos. E o irlandês, Thomas Barr, completou o pódio da prova, ficando no 3º lugar e a medalha de bronze no peito.

O velocista nascido em São Joaquim da Barra (SP), baixou em mais de um segundo o melhor tempo do ano, que era de 48.41s, também dele, realizado no final de abril nos Estados Unidos. A prova do Catar não contou com a presença do campeão olímpico e recordista mundial, o norueguês, Karsten Warholm, que domina esta disputa ao longo das últimas temporadas.

Esta etapa da Diamond League foi a terceira já disputada por Alison em 2022. O barreirista – como é chamado o atleta que corre neste tipo de prova – ficou sete meses parado, sem atividades, até retornar no meio de abril para o USATF Golden Games, na Califórnia (EUA), onde terminou na segunda colocação com 44s54 nos 400 metros rasos. Já no fim do mês, o paulista venceu mais um 400 metros com barreiras, dessa vez no Meeting de Des Moines, em Iowa, novamente em solo norte-americano, com o tempo de 48s41 – segundo melhor tempo do mundo em 2022 e, deixando para trás os americanos David Kendziera (49s43) e Khallifah Rosser (49s49).


Alison dos Santos, o "Piu", em ação na final da Diamond League, em Doha (Catar). (Foto: Reprodução/O Globo)


Aos 21 anos, “Piu” – como também é conhecido – vive seu segundo ciclo olímpico da carreira e aparece como um dos favoritos na briga pela medalha dos 400 metros com barreira em Paris, 2024. Ele ganhou notoriedade e os holofotes nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Perú), em 2019, quando com então 19 anos foi campeão da prova com a marca de 48s45, o quarto melhor tempo do mundo naquele ano.

 

Foto Destaque: Alison dos Santos, o "Piu" na Diamond League, em Doha (Catar). (Foto: Reprodução/GE)