Saúde e Bem Estar

Alta de Covid e Dengue são agravados por chuvas e calor

10 Mar 2022 - 16h51 | Atulizado em 10 Mar 2022 - 16h51
Alta de Covid e Dengue são agravados por chuvas e calor

Atual período com intensas chuvas e calor colabora para aumento de casos da dengue e Covid no Brasil e causa confusão na distinção dos sintomas de cada uma das doenças. Dentre os fatores que favorecem a situação estão a dificuldade em conseguir atendimento nos postos de saúde devido a Covid, medo em ir até as unidades, maior propensão ao acúmulo de água devido as chuvas, o que estimula a propagação do mosquito, incluso nisso a sazonalidade dos picos da própria dengue que costuma aparecer em triênios e suas 4 variantes.

Apesar de parecidos cada uma possui sintomas bem específicos. A dengue traz um mal-estar generalizado com manchas vermelhas após o quinto dia de infecção, uma febre alta repentina e age comprometendo o sistema vascular.  Já a Covid atua majoritariamente no sistema respiratório, como sensação de falta de ar e também no sistema digestivo. Para prevenção da dengue o combate é diretamente no foco do Aedes Aegypti, já na Covid são recomendados álcool, máscara e higienização constante.


Vírus da Covid-19 ( Foto: Reprodução/Pixabay)


Foi registrado aumento de casos em 43% de acordo com o Ministério da Saúde em comparação a 2021, com picos liderados por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. E situações como essa causam problemas de super lotação, maior circulação dos vírus além do disparo no número de óbitos, o que prejudica o país como um todo.

Segundo o portal Bahia Notícias, houve o registro confirmado de 9 óbitos na Bahia por dengue, entre janeiro e fevereiro deste ano. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

É recomendado pelos especialistas que assim que houver os sintomas sejam feitos os exames para o encaminhar ao tratamento correto. Para dengue é extraída uma amostra de sangue e para Covid, PCR ou autoteste já disponíveis com mais facilidade no mercado. Em casos de dengue são proibidos o uso de medicamentos como Ibuprofeno, diclofenaco, anti-inflamatórios como ácido acetilsalicílico devido a possibilidade de sangramentos.

 

Foto Destaque: Reprodução/Pixabay