Esportes

América-MG vence o Botafogo e se aproxima das quartas de final da Copa do Brasil

30 Jun 2022 - 21h35 | Atulizado em 30 Jun 2022 - 21h35
América-MG vence o Botafogo e se aproxima das quartas de final da Copa do Brasil

Na noite desta quinta-feira (30), na Arena Independência, o América-MG recebeu o Botafogo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em uma noite avassaladora, o América-MG não deixou chances para a equipe carioca e venceu o rival de goleada, terminando a partida em 3 a 0. Com a vitória, a equipe do técnico Vagner Mancini já se encaminha para às quartas de final da competição.

O primeiro tempo começou com a equipe do América-MG demonstrando intensidade e colocando pressão no Botafogo logo nos primeiros minutos. Com boas chances no ataque e impondo ritmo de jogo, o time mineiro foi já assustou a defesa carioca aos 3 minutos. Após Patric cobrar escanteio pela direita, Wellington Paulista dominou a bola e tentou passe pelo alto, mas a bota parou nas mãos de Gatito.

Ainda demonstrando jogo superior ao time carioca, o América-MG abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo. Depois cinco jogos sem marcar, Wellington Paulista, uma das alterações de Mancini para o jogo, acabou com o jejum da equipe mineira. Após avançar pela lateral direita, Patric abriu passe para Wellington Paulista, que cabeceou a bola direto para o fundo da rede de Gatito.

O gol empolgou a equipe mineira, que continuou indo para cima. Aos 11 minutos, depois de um cruzamento feito por Everaldo, Wellington Paulista acertou na trave e Pedrinho, de rebote, fez mais um para o Coelho, mas o gol foi anulado pela arbitragem. A possibilidade do segundo gol acordou o time do Botafogo para o jogo e a equipe carioca começou a criar boas chances em campo.


Philipe Sampaio em ação em América-MG x Botafogo (Reprodução: Vitor Silva/Botafogo)


Matheus Nascimento acertou a bola na trave em duas oportunidades, uma aos 20 minutos e outra aos 22. Mas apesar das chances, o alvinegro carioca não conseguiu finalizar as jogadas de forma positiva e acabou vendo o Coelho assumir novamente a partida e retomar o protagonismo em campo quando Pedrinho obrigou Gatito Fernández a fazer duas defesas em jogadas de risco.

E de tanta pressão, o segundo gol do América-MG acabou acontecendo aos 34 minutos do primeiro tempo. Patric cobrou escanteio pela lateral esquerda e a bola veio certeira na cabeça de Danilo Avelar, que testou firme no canto esquerdo de Gatito, deixando o goleiro sem chances de defesa e ampliando o placar do Coelho para 2 a 0.

O América-MG ainda fez um lance de risco ao gol do Botafogo antes do final do primeiro tempo, aos 43 minutos. Everaldo tocou na direita e Juninho recebeu a bola, cruzando por cima e Alê, no meio da área recebeu, mas bateu fraco, deixando Gatito fazer uma boa defesa. Primeiro tempo fecha com o placar de 2 a 0 para o time mineiro.

No segundo tempo, o avanço do time do técnico Mancini deixou um Botafogo pressionado, sem chance de criação e com uma defesa em dificuldades. O técnico Luís Castro até fez alterações para a segunda metade da partida, mas as mudanças pareciam não ter ajudado a equipe carioca e não demorou muito para isso aparecer em campo.

Aos 6 minutos, o América teve chance de ampliar o placar. Após escanteio cobrado novamente por Patric, Lucas Kal pegou na pequena área, com o gol aberto, mas acabou chutando por cima do travessão. Aos 12, Everaldo pegou a bola pela direita e chutou de fora da área com bastante perigo, mas sem conseguir converter em gol. 


América-MG 3 x 0 Botafogo, melhores momentos (Reprodução: Youtube/GE)


Mas aos 13 minutos o Coelho acertou a botafoguense. Marlon fez uma boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou a bola na área para Alê, que de primeira mandou direto para o gol, fazendo a bola passar por entre as pernas de Gatito Fernández.

Conforme o cronômetro foi avançando, e com o placar já garantido, o América-MG passou a administrar a bola, fazendo um jogo mais tranquilo. O Botafogo até tentou aumentar o ritmo de jogo após a entrada de Diego Gonçalves, mas o atacante acabou saindo após sentir a coxa, deixando a equipe carioca travada e sem reação diante do placar.

A vitória por 3 a 0, além de deixar o time mais próximo das quartas de final, também garante ao América-MG a vantagem no próximo jogo. Para conquistar a vaga, o Botafogo precisará vencer por pelo menos quatro gols de diferença.  Caso vença por três, a decisão da vaga será nos pênaltis. Já o Alviverde avança na competição vencendo, empatando, ou perdendo por até dois gols de diferença.

O próximo confronto das equipes acontecerá no dia 14 de julho, às 21h, no estádio Nilton Santos.  

 

Foto destaque: América-MG x Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Reprodução: Vitor Silva/Botafogo.