Notícias

Anvisa decidirá nesta sexta-feira a venda de autotestes de Covid

27 Jan 2022 - 21h37 | Atulizado em 27 Jan 2022 - 21h37
Anvisa decidirá nesta sexta-feira a venda de autotestes de Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai decidir na sexta-feira (28), sobre a liberação ou não da venda de autotestes de Covid-19.  Segundo a agência, “a Anvisa informa que recebeu na terça-feira (25), informações referentes à política pública com autotestes. Irá analisar e ajustar a proposta ao texto de resolução já previamente feito, submeter à procuradoria da Anvisa e deliberar".

O pedido de autorização dos autotestes foi feito pelo Ministério por conta da alta de casos da doença após a chegada da variante Omicron. Na quarta feira da semana anterior, diretores da agência decidiram pelo adiamento da decisão para cobrar mais dados do Ministério da Saúde. O Ministério mantém posição a favor de autoteste da Covid, mas que irá atualizar dados para Anvisa.

Um dos principais pontos levantados pela Anvisa é a falta de orientação sobre como se dará a notificação, como esta acontecendo uma pandemia, é fundamental que os resultados sejam comunicados. Com o autoteste é complicado de incluir os casos positivos no balanço oficial de dados. Assim como são acontece com testes realizados dentro das farmácias, nos quais são contabilizados regularmente.

Para o especialista, Alexandre Naime, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia : "Uma das vantagens é não expor uma outra pessoa. Mas tem desvantagens, como coleta inadequada, chances de falso negativo e principalmente você não conseguir fazer o monitoramento dos pacientes. Você precisa ter uma linha de manejo desses pacientes. Ele vai fazer o teste, vai dar positivo e ele vai passar com quem? Vai fazer qual tipo de manejo? A melhor estratégia é oferecer os testes gratuitamente."

Durante a apresentação, o diretor da agência Rômison Mota cobrou do ministério a formalização de uma política publica antes da decisão. E o resultado da reunião foi de 4 votos pela busca de mais informações e um voto pela liberação.

 


Autoteste Covid (Foto: Biggibe/Reprodução)

 


O que é o Autoteste

O autoteste é um teste rápido que pode ser feito por qualquer um em casa seguindo as informações do fabricante. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab - uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal. O Resultado sai em alguns minutos.

 

Imagem de destaque: Reprodução/Agencia Brasil