Saúde e Bem Estar

Anvisa determina a aplicação da CoronaVac para adolescentes entre 6 e 17 anos

26 Mai 2022 - 15h07 | Atulizado em 26 Mai 2022 - 15h07
Anvisa determina a aplicação da CoronaVac para adolescentes entre 6 e 17 anos

Hoje, 26 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou o uso de vacinas da fabricante CoronaVac, para serem aplicadas em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. Esta campanha já estava sendo discutida desde janeiro deste ano, mas só agora em maio é que veio a autorização.

A decisão se baseia em alguns pontos principais que são: A vacina da CoronaVac só não pode ser aplicada em jovens imunossuprimidos, as pessoas que sofrem com imunidade baixa. A aplicação num primeiro momento está mais dedicada para o público com comorbidades como doenças ou alguma outra condição que possa agravar o estado de saúde do infectado pelo Coronavírus.

O esquema vacinal segue a dos adultos, ou seja, a segunda dose deve ser aplicada após 28 dias de diferença da primeira aplicação. A vacina é a mesma que os adultos tomam sem nenhuma alteração na receita da vacina. Vale pontuar que ainda não há uma data para o início das aplicações das vacinas para este público.


Foto: Criança tomando vacina contra a Covid-19/Reprodução: Edilson Dantas / Agência O Globo


Essa decisão de aprovar a campanha foi unânime, pois os cinco diretores da ANVISA foram favoráveis, porém vale lembrar que o Instituto Butantan já havia apresentado um pedido em janeiro deste ano para o início da vacinação de crianças com menos de 6 anos de idade, mas a agência preferiu por aguardar mais estudos principalmente na parte de reações para ver se é viável vaciná-las.

Essa vacina da CoronaVac já é aplicada em crianças em outros países como: Chile, que já vacina as crianças com 3 anos desde setembro de 2021; Colômbia, que começou a aplicar já em crianças de 3 até 11 anos desde outubro do ano passado e Indonésia, onde os jovens de 6 até 11 anos foram vacinados em dezembro de 2021 e já iniciava a aplicação nos adolescentes de 12 até 17 na mesma época.

Os números da vacinação infantil de 25 de maio são: com a primeira dose cerca de 12.290.836 crianças de 5 até 11 anos já tomaram, isso equivale a 59,95% e a segunda dose já foi tomada por 6.435.992 crianças, equivalente a 31,39% da população total infantil do Brasil. O total de vacinas aplicadas chega a 18.726.828 milhões.

Foto de Destaque: Criança tomando vacina contra a Covid-19/Reprodução: CANGURU NEWS