Celebridades

Aos 59 anos, Cláudia Ohana comenta retorno de "A Favorita", e fala de sua relação com o envelhecimento

12 Mai 2022 - 15h15 | Atulizado em 12 Mai 2022 - 15h15
Aos 59 anos, Cláudia Ohana comenta retorno de

Cláudia Ohana retorna às telinhas nesta segunda-feira (16), com a reestreia de ‘A Favorita’ (2008) nas tardes da Rede Globo. Em conversa com a jornalista Patrícia Kogut, para O Globo, a atriz contou como foi viver a personagem Cida, uma mulher solteira e que trabalhava como caminhoneira. Cláudia revelou que se sentia “poderosa” em interpretar uma personagem tão à frente de seu tempo.

Foi uma personagem superfeminista. Ela saiu de casa e enfrentou a família para se tornar caminhoneira. Depois, se envolveu com um homem mais jovem. Tive que fazer aulas de direção, uma experiência muito marcante. Lembro que me sentia poderosa no volante. Também conheci trabalhadoras da área na vida real. Foi a oportunidade de mostrarmos que a profissão não tem relação com a masculinidade. Existem mulheres que dirigem caminhões e que são bastante femininas”, disse ela sobre seu papel na novela.

LEIA MAIS


Cláudia Ohana como Cida, em 'A Favorita' (Foto: Reprodução/João Miguel Júnior/Globo)


Sua última aparição na TV foi em 2019, quando integrou o elenco da novela ‘Verão 90’, desde então, tem se mantido afastada das telinhas. Depois, com a chegada da covid-19, Cláudia revelou que a maneira que encontrou de se reinventar durante a pandemia foi começando a dar aulas de interpretação online.

Foi uma forma que achei para trabalhar durante a pandemia. A gente precisa sobreviver. E me ajudou demais em todos os sentidos. A gente aprende muito dando aula. Hoje, sinto que sou uma atriz mais segura. Agora, estou preparando o meu primeiro workshop em grupo, que vai acontecer de forma presencial”, disse.


Cláudia Ohana e o neto mais novo, Arto (Foto: Reprodução/Instagram)


Além de explorar outras maneiras de trabalho, a pandemia também permitiu à atriz passar mais tempo ao lado de sua família. Cláudia contou ao jornal como foi passar por este momento difícil junto de sua filha, Dandara, e dos netos, Martim, de 16 anos, e Arto, de 9. “Foi bom poder ficar perto deles num momento tão complicado. Eu acho que sou uma avó superlegal. O mais velho já é um adolescente e não quer mais saber de avó em cima. Mas o mais novo vem dormir aqui em casa de vez em quando. Aí eu compro todas as coisas que ele gosta de comer, levo para escola... É um barato”, declarou ela.


Cláudia Ohana (Foto: Reprodução/Instagram)


Aos 59 anos, solteira e com mais de 500 mil seguidores em seu Instagram, Cláudia é frequentemente elogiada por internautas pelo corpo saudável que aparenta ter. Segundo a atriz, cuidar bem de si mesma a ajuda a lidar com o envelhecimento da melhor maneira possível.

“As pessoas ainda têm dificuldade em aceitar uma mulher mais madura. Nós mesmas temos dificuldade em lidar com o envelhecimento. Mas é preciso. A outra opção é muito pior. Eu cuido bem de mim há muito tempo. Antigamente, eu mal penteava o cabelo e saía me achando linda. Hoje, não é mais assim. Isso depende também do dia: às vezes você pode estar superproduzida e não se achar bonita ou o oposto. No mais, eu cultivo os bons hábitos. Eu durmo bastante, evito me desgastar, tomo suco verde…”, contou ela ao jornal.

Foto destaque: Cláudia Ohana. Reprodução/Pino Gomes/Instagram.