O aplicativo de notícias Artifact, está disponível para o público geral. A ferramenta foi lançada em janeiro deste ano e foi liberada para um grupo restrito de pessoas. O app foi desenvolvido pelos cofundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger. A partir deste momento, todos os usuários já podem utilizar a ferramenta que propõe inovar a maneira de ler notícias.
O software possui uma quantidade superior de funcionalidades comparado à versão beta, que contém um selo que identifica as matérias mais lidas pelo público da sua lista de contatos. O produto é semelhante aos demais apps de notícias. Além disso, também é possível customizar e ensinar o algoritmo exibindo matérias jornalísticas de acordo com o interesse do usuário.
Segundo o The Verge, o leitor também pode escolher os assuntos que aprova ou desaprova através de um sinal de “deslike”. Caso o usuário queira visualizar o histórico de conteúdos visualizados, poderá acessar através da página do perfil. No momento atual, o Artifact filtra apenas notícias em inglês e de conteúdos internacionais, e até o momento ainda não tem a possibilidade de alterar o idioma.
It's not a launch without a little sizzle reel Come join us in @ARTIFACT_News ! pic.twitter.com/QrdXctfNl1
— Kevin Systrom (@kevin) February 22, 2023
O app possui semelhanças com o TikTok, por utilizar a inteligência artificial para aprimorar a usabilidade do usuário. A ferramenta proporciona análise no caso de algum texto ser ou não popular.
Além disso, o aplicativo não irá mostrar quem está visualizando e de modo algum irá compartilhar o mesmo conteúdo para o seu perfil. De acordo com os criadores, o foco da plataforma é o texto.
Um dos pontos negativos do serviço é em relação ao seu método de login, onde é preciso cadastrar o número de celular caso queira recuperar o perfil da Artifact. Até o momento, não há como criar postagens, curtir ou comentar. O app é gratuito e pode ser baixado no iOS e Android.
Foto destaque: Artifact News. Reprodução/Instagram