Nesta quinta-feira (24), a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo, e os torcedores do Flamengo tem razões para ficar atento com seus jogadores. Após 12 anos, e 3 Copas, terá novamente atleta da equipe rubro-negra. Os craques da vez são o artilheiro Pedro, e o camisa 7 Éverton Ribeiro.
O Brasil vai buscar o seu sexto título mundial neste ano, no Catar, e os atletas do Flamengo tiveram participação na história da seleção. No primeiro título do Brasil, em 1958, tiveram quatro atletas que vestiam rubro-negro, Zagallo, Dida, Joel e Moacir, que ajudaram o Brasil a vencer o troféu Jules Rimet, nome da Copa do Mundo na época.
No segundo título, em 1962, o Flamengo não se fez presente, e foi a única vez que não teve nenhum atleta do time carioca. Nesta conquista o Brasil foi até o Chile vencer o título mundial de forma consecutiva, conquistando seu bicampeonato.
Jogadores da seleção brasileira viajando para o Catar (Foto:Reprodução/Instagram)
Em 1970, Brito foi o único convocado do Flamengo, repetindo assim nos próximos títulos com Gilmar em 1994, e Juninho Paulista, em 2022. Atualmente o ciclo desta Copa tiveram vários atletas rubro-negros que participaram. Como Gabigol, Éverton Cebolinha, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e os selecionáveis Pedro e Éverton Ribeiro.
No ranking de jogadores do clube com mais jogos na seleção tem como primeiro Zico, o maior ídolo do clube participou de 14 jogos com o Brasil, nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986. O segundo tem o zagueiro Júnior Baiano, atuando
na metade dos jogos de Zico, com apenas sete. Lembrando que estes dados são quando os jogadores atuavam nas Copas do Mundo quando era jogador do Flamengo.
Os craques do atual elenco, Everton e Pedro representam um seleto grupo de atletas, que inclui, além dos listados acima, também Júnior, Kléberson, que foi campeão do mundo, mas não jogava pelo Flamengo na época, Sócrates, Paulo César Caju e entre outros craques. O Brasil vai a campo hoje (24), e vai enfrentar a Sérvia, jogo marcado para às 16h (horário de Brasília).
Foto destaque. Pedro e Éverton Ribeiro treinando pelo Flamengo. Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo