Notícias

Após as fortes chuvas, Recife está reorganizando o calendário para São João fora de época

07 Jun 2022 - 21h56 | Atulizado em 07 Jun 2022 - 21h56
Após as fortes chuvas, Recife está reorganizando o calendário para São João fora de época

Após anunciar o cancelamento das festas de São João deste ano, em prol de ajudar as vítimas das chuvas, a Secretaria de Cultura de Recife está realizando encontros com artistas, produtores culturais e quadrilhas juninas, para que seja conversado novamente sobre o evento. 

Todos têm como objetivo refazer o cronograma para que a festa seja realizada ainda este ano. De acordo com o que está sendo planejado, será um São João fora de época. 

O primeiro encontro foi na última quarta-feira (1) na sede da prefeitura da capital. Segundo o acordo feito, as apresentações musicais e os concursos de quadrilha seguirão um calendário alternativo.


São João em Recife (Foto: Reprodução/qualviagem)


O pagamento das subvenções destinados às quadrilhas, que já tinha sido iniciado, seguirá sem interrupções.  

Mesmo sendo fora de época, a Secretaria afirma que o ciclo junino será realizado de acordo com o planejamento original do evento. 

Após dois anos de pandemia, os brasileiros estavam ansiosos para o retorno das festas de São João. Foram tempos longos e desanimadores sem um dos principais eventos da cultura do nosso país.  

Na região Norte e Nordeste, essa época ganha uma importância muito maior em relação a algumas outras localidades do país. Eventos são realizados pelo Estado inteiro, cheio de comidas típicas, músicas, danças, concursos e felicidade estampada no rosto de cada morador.  

Com o acontecimento das chuvas na região de Pernambuco, as comemorações precisaram ser adiadas por mais um período, em questão do auxílio que as vítimas sobreviventes precisam no momento por parte do Estado, mas em breve receberão um evento emocionante e marcante. 

Nas outras localidades do país os festejos já iniciaram na primeira semana de junho. Igrejas, Instituições de caridade e até mesmo locais fechados deram start na época junina, com muita música e comida boa. Para quem gosta de curtir, é interessante pesquisar as programações próximas da sua região. 

 

Foto destaque: São João em Recife. Reprodução/Prefeitura de Recife