Notícias

Após desmaio de piloto, passageiro assume controle de avião e pousa em aeroporto na Flórida, nos EUA

11 Mai 2022 - 20h24 | Atulizado em 11 Mai 2022 - 20h24
Após desmaio de piloto, passageiro assume controle de avião e pousa em aeroporto na Flórida, nos EUA

O incidente aconteceu nesta terça (10) no estado da Flórida, nos Estados Unidos e pareceu até roteiro de filme. Após o piloto ter um mal súbito e desmaiar, um passageiro de um monomotor Cesna 208 Caravan teve de assumir o controle literalmente da situação para pousar com segurança.


Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Flórida (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Sem qualquer experiência com aviação, o passageiro conseguiu entrar em contato com a torre de controle que deu toda a orientação necessária para que o pouso acontecesse de forma tranquila.

Segundo o website ‘Today’, o passageiro – que não teve a identidade revelada, assim como o piloto – identificou que algo estava errado com o piloto e foi até a cabine do avião, quanto então constatou que o piloto estava passando mal, momento em que entrou em contato com o controle de tráfego aéreo em Fort Pierce, passando toda a situação. Toda a comunicação foi gravada pelo ‘LiveATC’.

O passageiro informou à torre: “Tenho uma situação séria aqui, meu piloto ficou confuso”. “Não tenho ideia de como pilotar o avião”, concluiu. O controlador de tráfego aéreo ‘Robert Morgan’, que também é instrutor de voo, falou à imprensa local e disse que tentou manter o passageiro o mais calmo possível, para, também, explicar como reduzir a velocidade do avião no momento do pouso.

O passageiro foi questionado pela torre de controle sobre qual era a posição dele naquele momento, e então ele respondeu: “Não faço ideia. Vejo a costa da Flórida à minha frente e não tenho ideia”. Logo depois, o controlador começou a ajudar o ocupante do avião e orientou  a “tentar manter as asas niveladas” e iniciar o procedimento de descida.

 

Foto Destaque: Monomotor momentos após o pouso no aeroporto de Palm Beach, já com as autoridades locais e equipe de apoio (Foto: Reprodução/AirWay)

Mais Lidas