A derrota de 4x0 do Athletico Paranaense para o São Paulo no Morumbi foi a primeira a causar a demissão de um treinador na temporada. Na entrevista coletiva após a partida, o treinador Alberto Valentim comunicou o desligamento do Furacão.
O treinador terminou a entrevista coletiva anunciando a decisão: "Como não foi perguntado, eu informo que de comum acordo com a diretoria, eu estou deixando o comando técnico do Athletico. Só tenho a agradecer para esse clube, e espero que as coisas melhorem a partir de agora".
Apesar de ter conquistado a Copa Sul-americana e ser vice-campeão da Copa do Brasil no ano passado, o trabalho de Valentim era muito criticado pela torcida, e as eliminações para o Coritiba no Campeonato Paranaense e o mau início na Copa Libertadores, fizeram a situação do treinador ficar insustentável.
Pelo segundo ano seguido, Valentim é demitido na estréia do campeonato Brasileiro. Dessa vez, o treinador acredita que não conseguiu apresentar os resultados desejados por torcida e diretoria por conta de desfalques: “Os resultados não vieram, principalmente neste ano, porque não tivemos condições de usar todos os jogadores no Paranaense, por exemplo. Tenho certeza que, com todos plenamente adaptados, o rendimento do Athletico será muito melhor.”
A equipe será comandada de forma interina por Lucho González e a comissão técnica permanente do clube nos próximos dois jogos, contra o The Strongest na quinta-feira em partida válida pela Libertadores e Atlético Mineiro, no Domingo, pelo Campeonato Brasileiro. As buscas pelo novo treinador da equipe serão conduzidas por Alexandre Mattos, CEO de negócios de futebol do Athletico.
Imagem Destaque: Alberto Valentim, antes de uma partida do Athletico - Pr. Créditos: Divulgação/Athletico