Governador da Flórida diz que empresa vai fornecer uma boa cobertura de internet na porção sudoeste do estado através de seus satélites.
Ron DeSantis, governador da Flórida disse que Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX, concordou em prover internet através de seus satélites, na tentativa de ajudar o estado em resposta a passagem do Furacão Ian, que causou danos na área sudoeste do local, que permanece sem nenhum tipo de conexão.
O furacão agora foi rebaixado à categoria de ciclone pós-tropical, mas mesmo assim já causou pelo menos 44 mortes no estado da Flórida, EUA, nesta última sexta (30). O fenômeno também atingiu o estado da Carolina do Sul. O furacão passou inicialmente pela área costeira da Flórida deixando um rastro de destruição e levou casas para o mar. Prédios foram destruídos e enchentes varreram várias casas e empresas, deixando diversas pessoas ilhadas, mesmo no interior.
Ron DeSantis em pronunciamento. Reprodução/Instagram @flgovrondesantis
“Estamos trabalhando com o satélite Elon Musk e Starlink. Eles estão posicionando esses satélites Starlink para fornecer uma boa cobertura no sudoeste da Flórida e outras áreas afetadas.”
“Esperamos que 120 grandes unidades Starlink adicionais sejam implantadas no sudoeste da Flórida.” DeSantis sobre situação do fornecimento de internet para as áreas afetadas da Flórida.
No sábado (1), as autoridades estadunidenses informaram que o número de mortos subiu de 35para 44, enquanto o sudeste do país avaliava danos de fortes tempestades que assolam a região. Além disso, mais de 700 pessoas foram resgatadas. Muitas residencias estão destruídas o que acaba aumentando o risco de mais desastres.
"Agora há 44 mortos atribuídos ao furacão Ian", informou o Comitê Distrital de Examinadores Médicos, após revisar o balanço anterior de 35 vítimas.
O furacão atingiu a Flórida na quarta feira (28) e perdeu força no sábado, conforme passava pelo sudeste do país, causando também danos e inundações na Carolina do Sul.
Cerca de 10 mil pessoas estavam ou desaparecidas, ou desabrigadas, ou ilhadas em locais sem energia na manhã de sexta (30), segundo o diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida.
O furacão também passou por Cuba na quarta, fazendo o país ficar totalmente sem energia, que foi aos poucos, sendo restaurada. Há pelo menos duas mortes confirmadas na ilha, além das enchentes e destruição em várias partes do país. 38 mil pessoas foram retiradas de suas casas na província de Pinar de Rio.
Foto Destaque: Enchente em Flórida. Reprodução/Instagram @flgovrondesantis