Notícias

Após temporal, Rio tem previsão de chuva moderada nesta segunda-feira

21 Mar 2022 - 21h31 | Atulizado em 21 Mar 2022 - 21h31
Após temporal, Rio tem previsão de chuva moderada nesta segunda-feira

Depois de semanas de forte calor, o Rio tem registrado chuvas em diversos pontos da cidade no fim da tarde deste domingo (20/03), primeiro do outono. Em alguns pontos, sobretudo nas partes da Zona Oeste e Zona Norte da cidade, houve muitos estragos significativos.

Os bairros mais afetados entre eles estavam Deodoro, Bangu, Padre Miguel, Realengo e Ricardo de Albuquerque.  A Clínica da Família de Realengo pegou fogo, e a suspeita era de que um raio tinha caído. Por sorte o corpo de bombeiros foi acionado e o fogo controlado. O prefeito foi ate o local e prometeu começar a reconstrução da clinica a partir desta segunda-feira (21). 

A previsão para esta segunda-feira, 21/03, era de chuva moderada na Grande Rio. No domingo (20), um temporal alagou diversas ruas nas zonas Norte e Oeste da capital. Em Petrópolis também voltou a chover forte, e pelo menos cinco pessoas morreram e dois desaparecidos até o fechamento desta matéria.
Já emm Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, o nível do Rio Saracuruna subiu e chegou aos fundos de terrenos nas margens.

Na manhã desta segunda-feira, o Rio seguia em Estágio de Mobilização, o segundo em uma escala de cinco, e na noite de domingo chegou ao Estágio de Atenção, o terceiro.


Temporal no Rio de Janeiro Foto destaque: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil



Na terça (22), o dia começa com mais nuvens, mas o sol começa a aparecer no período da tarde. Há predomínio de nuvens e previsão de pancadas de chuva fraca a moderada principalmente no período da manhã e à tarde em todo o estado. A máxima prevista na capital é de 27°C.

Na quarta-feira (23), o tempo melhora, e a previsão é de sol entre poucas nuvens e sem chuva na maior parte do estado. Mais nuvens com previsão de pancadas de chuva fraca a moderada nas regiões dos Lagos, Sul e Norte Fluminense. A máxima pode chegar aos 30°C na capital.

Quinta (24), o sol predomina entre poucas nuvens na maior parte do estado. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, o sol aparece entre nuvens, e podem ocorrer pancadas de chuva fraca a moderada no final do dia. A máxima prevista é de 33°C na capital.

Sexta (25), o sol aparece entre nuvens e com previsão de pancadas de chuva no final do dia na maior parte do estado. Exceção para as regiões Metropolitana, Lagos e Costa Verde, onde o sol aparece entre poucas nuvens, e não há previsão de chuva. A máxima prevista é de 33°C na capital.

O Centro de Operações da Prefeitura (COR) informou que o município entrou em Estágio de Mobilização às 15h30 deste domingo, devido à previsão de chuva moderada para as próximas horas.

A Marinha do Brasil informa que ondas de até 2,5 metros podem atingir a orla da cidade das 18h deste domingo (20/03) até as 12h de segunda-feira (21/03).

A Defesa Civil do Rio registrou quatro deslizamentos de terra na noite desta segunda em favelas da Zona Norte, durante a chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o Centro de Operação da Prefeitura do Rio, os deslizamentos aconteceram nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha. Não houve vítimas.
As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.

Risco de escorregamento

O Centro de Operações informa que a probabilidade de escorregamento é muito alta nas encostas da região da Grande Tijuca, Andaraí, Lins, Grajaú, Rio Comprido e Alto da Boa Vista. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco se dirijam a pontos de apoio em locais seguros e permaneçam lá até a chuva parar.

 

 

Foto destaque: Reprodução/Rafa Pereira/Diário do Rio