Notícias

Arqueólogo dinamarquês encontra quase 1kg de ouro em tesouro pré-viking

22 Out 2021 - 19h40 | Atulizado em 22 Out 2021 - 19h40
Arqueólogo dinamarquês encontra quase 1kg de ouro em tesouro pré-viking

Um arqueólogo amador encontrou um tesouro enterrado com 22 objetos de ouro do século VI, período anterior à época vikings, perto da cidade de Jelling, no sudeste da Dinamarca. O tesouro pesava, aproximadamente, 1kg e o especialista utilizou apenas um simples detector de metais para achá-lo.

Uma das possíveis causas do arqueólogo ter encontrado tanto ouro enterrado pode ser no fato de que a cidade na qual o tesouro foi encontrado ser considerada, pelos os historiadores, o berço dos reis da era vikings entre os séculos VIII e XII. A sua descoberta já havia acontecido há seis meses, mas o especialista amador preferiu manter o seu descobrimento em segredo.

LEIA MAIS


Tesouro antigo é encontrado na Dinamarca — Foto: Reprodução/Vejle Museerne


O museu de Vejle, situado também na Dinamarca, declara que irá expor os objetos encontrados a partir de fevereiro do próximo ano, em uma exposição chamada viking de Vejlemuseerne. A exibição contará a história das conexões orientais de  Harald Blåtand e explicará um pouco sobre o início da formação da dinastia Jelling. Segundo o próprio museu, este é “um dos maiores, mais ricos e mais bonitos tesouros de ouro da história dinamarquesa''.

"É composto de objetos de ouro, incluindo um medalhão do tamanho de um pires. Há muitos símbolos, alguns dos quais desconhecidos. Isso nos permitirá expandir nosso conhecimento sobre os homens daquela época", conclui o diretor de pesquisa do museu à AFP Mads Ravn

Uma de suas peças representa um Imperador romano do século IV, enquanto alguns possuem motivos rúnicos (alfabeto arcaico escandinavo e germânico) ou moedas do Império Romano, que explicitavam grandes representantes de poder da época, como também relacionava-se a mitologia nórdica. O que mais impressionou o museu foi a forma única que algumas peças foram elaboradas, algumas configurações nunca foram vistas antes.

https://inmagazine.com.br/post/Guedes-pede-licenca-para-furar-teto-de-gastos-por-Auxilio-Brasil

https://inmagazine.com.br/post/Auxilio-Brasil-Ministro-Joao-Roma-diz-buscar-recursos-para-mante-lo

https://inmagazine.com.br/post/Brasil-lidera-ranking-em-descarte-de-lixo-eletronico

Segundo análises primárias, a descoberta do arqueólogo deveria ter sido uma oferenda de um dos nobres da época para os deuses, em um período de climas pouco ameno no norte da europa, incluindo a erupção de um vulcão na Islândia que cobriu todo o céu de cinzas, em 536.

Foto Destaque: Usando um simples detector de metais, um arqueólogo amador encontrou, no sudoeste da Dinamarca, um tesouro enterrado com 22 objetos de ouro do século VI. Reprodução/Vejle Museerne