Saúde e Bem Estar

As possíveis causas de olhos inchados e como tratá-las em casa

26 Jan 2022 - 16h00 | Atulizado em 26 Jan 2022 - 16h00
As possíveis causas de olhos inchados e como tratá-las em casa

O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.

O “inchaço nos olhos” pode afetar as pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade e pode acontecer apenas num olho (olho esquerdo ou direito) ou então acertar em ambos os olhos (bilateral). O inchaço pode ocorrer em qualquer altura do dia. O grau de “inchaço no olho” (se é muito inchado ou pouco inchado) não tem qualquer relação direta com a gravidade da patologia (doença) subjacente. Dizendo de outra forma, uma patologia grave pode não provocar “olhos inchados” ou então o “inchaço” ser pequeno ou diminuto, por outro lado, uma patologia benigna poderá provocar um grande “inchaço” com enorme desconforto para o doente.

Em relação à localização e forma do edema podem existir modificações conforme a causa subjacente e de que forma a doença se manifesta. Tanto pode acontecer um “inchaço abaixo dos olhos” ou na parte inferior, como um “olho inchado na parte de cima” ou na parte superior, no “canto do olho”, ou então “ao redor” ou “em volta” dos olhos. Por outro lado, pode verificar-se uma tumefação ou “papo” bem definido ou noutros casos ser um “inchaço” mais difuso que afeta toda a superfície dos olhos.

O olho inchado e dolorido pode acontecer em algumas doenças dos olhos, como é o caso do hordéolo ou terçolho, em alguns casos de blefarite, na alergia nos olhos, entre outras patologias. Se ocorre dor nos olhos deve consultar, de imediato, um oftalmologista sob pena de podermos estar perante um problema potencialmente grave, apesar de algumas situações dolorosas serem perfeitamente benignas como é o caso do hordéolo, entre outras.

O olho inchado e vermelho é outra situação muito frequente, normalmente, associada à conjuntivite e às alergias nos olhos, entre outras patologias.


7 truques de beleza incríveis com colher |

(Foto: Reprodução/ Pinterest)


Os olhos inchados são também, muitas vezes, acompanhados de irritação ocular que se faz sentir como uma “comichão nos olhos” ou “ardência nos olhos”. O ardor nos olhos é um sintoma muito frequente nas alergias oculares, entre outras patologias. A irritação ocular provoca uma sensação de “coceira nos olhos” levando, muitas vezes, a que os pacientes erradamente “esfreguem ou cocem os olhos”, tentando aliviar a sensação desagradável de “comichão”. No entanto, se “coçar o olho” estará a agravar o problema. “Coçando o olho” estamos a estimular o aparecimento de substâncias químicas, que elas próprias vão estimular e aumentar a comichão, para além de possível contágio em caso de infeção ocular. Existem várias causas ou doenças subjacentes ao “inchaço” dos olhos ou pálpebras: Alergias nos olhos; Conjuntivite; Hordéolo; Calázio, entre outras.

Além da boa alimentação, consumo ideal de água e prática de exercícios físicos, alguns métodos de tratamentos caseiros podem auxiliar na redução do inchaço.

Pepinos refrigerados: Assim como nos filmes e séries, usar pepinos refrigerados nos olhos pode reduzir o inchaço local. Além de serem hidratantes, os pepinos contêm antioxidantes para combater os estragos ambientais que podem fazer os olhos parecerem abatidos ​​e opacos.

Saquinhos de chá: Saquinhos de chá gelados podem ajudar a acalmar os olhos enfadados e inchados, já que têm características anti-inflamatórias. Basta colocar dois saquinhos de chá usados ​​na geladeira por meia hora e deixá-los sobre as pálpebras por 15 minutos.

Colheres frias: Utilizar colheres frias é uma boa opção para aliviar o inchaço. Para isso, resfrie duas colheres de metal na geladeira por 15 minutos e, em seguida, segure o lado arredondado contra o olho por alguns minutos até que o objeto fique quente.

Consultem sempre um oftalmologista em casos graves!

Foto destaque: Reprodução/ Pinterest