Beleza

As vantagens do óleo de coco in natura para a manutenção da pele e dos cabelos

24 Abr 2022 - 14h52 | Atulizado em 24 Abr 2022 - 14h52
As vantagens do óleo de coco in natura para a manutenção da pele e dos cabelos

Pesquisa realizada por um grupo de cientistas mineiras avaliam os reais benefícios do óleo de coco para a pele e para os cabelos. O estudo foi realizado pelas cientistas Jackeline de Souza Alecrim, farmacêutica especializada em cosmetologia avançada e produtos naturais de plantas e derivados em parceria com Mariane Parma Ferreira de Souza e com a médica dermatologista Tathiana Gomes Chaves, ambas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa recebeu o nome de Avaliação dos benefícios e da segurança da utilização cosmética do óleo de coco in natura para pele e cabelo.

Segundo a pesquisa, a aplicação do óleo de coco na rotina dos cuidados dos fios e da pele traz inúmeros benefícios, pode-se destacar a manutenção da saúde, beleza e firmeza dos fios. 

LEIA MAIS

"Quando avaliamos a qualidade e as características dos lipídeos que estão naturalmente presentes no óleo de coco extravirgem prensado a frio, percebemos que existe alta bioafinidade de alguns destes compostos com a fibra capilar, podendo contribuir e muito com a saúde dos cabelos", afirmou Jacqueline.


Os benefícios do óleo de coco para os cabelos (Foto: Reprodução/Tecnonotícias)


A pesquisa foi realizada com mulheres de 19 a 60 anos de idade, elas observaram uma melhora na aparência dos cabelos. O óleo de coco foi aplicado in natura, isto é, não hidrogenado, prensado a frio e livre da adição de qualquer outro componente. Ele forma uma barreira protetora, diminuindo os danos capilares, prolonga a hidratação, evita o ressecamento e a quebra dos fios. Ela explica ainda, que ele aumenta a resistência mecânica dos fios. "O primeiro efeito observado é o controle estrutural que óleo de coco propicia ao fio. Após um período de aplicação, o óleo de coco ajuda a manter o cabelo mais regular e uniforme, facilitando inclusive a penteabilidade dos fios", explicou a farmacêutica.

De acordo com as mulheres que participaram da pesquisa sobre a apreciabilidade cosmética, no que diz respeito a maciez, brilho e sedosidade, os resultados foram impressionantes: 84% das pessoas que colaboraram com o experimento, observaram maior maciez nos cabelos, 91% observaram mais brilho e 84% observaram os cabelos mais sedosos.

A farmacêutica considera o resultado positivo, pois as características do composto atuam tanto nas cutículas quanto no córtex das fibras capilares, que vão álem dos benefícios apresentados acima. "Além destes benefícios, devido à característica de cadeia linear que seus lipídeos apresentam, o óleo de coco penetra no córtex com facilidade, desacelerando a perda de pigmentos e o desbotamento de fios expostos à descoloração", disse a especialista. 

Benefícios para a pele

O óleo de coco quando aplicado à pele apresenta resultados excelentes, seu principal objetivo é nutri-la proporcionando uma aparência saudável, auxiliando ainda, no tratamento inflamações, estrias e cicatrizes.

"O óleo de coco apresenta boa resposta para o cuidado da pele seca e para o tratamento de condições inflamatórias, pois forma uma camada lipídica protetora que impede a perda de água e prolonga a hidratação local, dando maior maciez e flexibilidade aos tecidos. Para completar, ele ainda previne a ocorrência de fissuras que poderiam se transformar em pontos de entrada para agentes patógenos e alérgenos", explicou a médica dermatologista Tathiana Gomes Chaves.

A pesquisa foi realizada com 33 mulheres onde foi avaliado o quesito “pele”. Dessas, 69% observaram melhora na aparência das estrias, 78% observaram melhora na tonicidade da pele e 91% afirmaram que a pele estava mais hidratada. Esses resultados foram observados já no primeiro mês de aplicação contínua do óleo de coco.


Benefício do óleo de coco para a pele (Foto: Reprodução/Marie Claire)


Com relação aos testes de segurança clínica, foram evidênciados que a aplicação do óleo de coco não causa nenhum efeito colateral desfavorável como: desconforto, irritação ou acne. Fica evidenciado ainda, que é uma substância segura e benéfica tanto para a pele quanto para os cabelos.

Foto destaque: Benefícios do óleo de coco para a pele e cabelos. Reprodução/ Pixabay.