Esportes

Atletas olímpicos brasileiros conseguem bons resultados em semana de decisões

20 Mar 2023 - 21h12 | Atulizado em 20 Mar 2023 - 21h12
Atletas olímpicos brasileiros conseguem bons resultados em semana de decisões

Foi uma semana movimentada em meio aos esportes Olímpicos, o Brasil lotou os palcos. Desde o título de João Chianca, Chumbinho, ao nível do Circuito Mundial de Surf de Peniche, ao inédito bronze da equipa verde-amarela no Mundial de Ginástica Rítmica, em Atenas, o país também subiu ao pódio no judô.

O Brasil também ganhou destaque nos esportes paralímpicos, com direito a recordes mundiais de Carol Santiago, Gabriel Araújo e Samuel de Oliveira na natação.

Surf

João Chianca é um dos representantes do Brasil nas Olimpíadas de Paris. Na terça-feira, Chumbinho venceu a WSL, etapa do Circuito Mundial de Surf, pela primeira vez para abrir o título em uma semana no Brasil. Na final de Peniche, derrotou o australiano Jack Robindon, atual líder da classificação, para assumir a vice-liderança. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb chegou às semifinais e saltou para a quinta colocação na classificação.

Ginástica

A seleção brasileira alcançou uma posição inédita no primeiro torneio do ano. Pela primeira vez em uma etapa da Copa do Mundo, o quinteto verde-amarelo subiu ao pódio da prova geral de uma prova olímpica. Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madera e Victoria Borges ficaram com o bronze, atrás apenas de Israel e Bulgária, medalhistas na última Copa do Mundo. No entanto, Nicole torceu o tornozelo direito na final do aparelho e passará por exames para avaliar a gravidade da lesão.



Ginástica artística

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística também estreou nesta temporada, conquistando três medalhas no DTB-Pokal, tradicional competição de Stuttgart, na Alemanha. Julia Soares foi o destaque brasileiro, conquistando o ouro solo.

Tênis de mesa

Hugo Calderano, atualmente em quinto lugar no ranking mundial, foi o único não chinês a chegar às semifinais do Singapore Grand Smash, um dos torneios mais importantes do esporte, ficando com o bronze no final.

Natação

O Brasil conquistou sete ouros, sete pratas e cinco bronzes no World Series de Sheffield, na Inglaterra, estabelecendo cinco recordes mundiais. Carol Santiago tem sido uma figura importante na competição brasileira, conquistando seis medalhas, quatro delas de ouro, e estabelecendo recordes mundiais nos 50m peito e 50m borboleta. Na categoria S2, Gabriel Araújo conquistou as melhores marcas do mundo nos 150m medley e 50m borboleta. Samuel de Oliveira conquistou o recorde mundial dos 100m borboleta S5, detido desde 2013 por Daniel Dias.

Tênis

Beatrice Haddad Maia, 14ª colocada no ranking mundial de simples, mostrou mais uma vez que também pode ir longe nas duplas. Bia chegou à final do WTA 1.000 Mandatory em Indian Wells com a alemã Laura Siegemund, perdendo nas decisões para as tchecas Krezikova e Siniakova, líderes do ranking de duplas.

 Judô

O Brasil ficou na liderança no quadro de medalhas do Open de Medellín, o  menor torneio do circuito mundial de judô. Seis eram de ouro e dois eram de prata. Ariana Silva 78kg, Eduarda Vaz 70kg, Andrea Humberto 100kg, Rafael Macedo 90kg, Thiago Palmini 100kg e Henrik Bottom 81kg. Antonio Neto (81kg) e Ryan Concessão (60kg) perderam na final.

Vôlei de praia

As brasileiras Taina e Victoria conquistaram suas primeiras medalhas no World Tour, derrotaram a dupla austríaca Dorina e Ronja Klinger. O Brasil, conquistou medalhas de bronze no Challenge de la Paz, no México, no domingo. Entre os homens, a melhor dupla verde-amarela foi Evandro e Arthur, em quarto lugar.

Skate

Rayssa Leal campeã mundial foi superada por Gabi Mazetto na pista feminina. Kalani Koning, de apenas 15 anos, derrotou Augusto Akio e Pedro Barros, medalhistas nos últimos mundiais, no parque masculino.

Boxe feminino

O Brasil fez uma boa estreia no Boxe em Nova Delhi, na Índia. Foram cinco vitórias em sete lutas em três dias. Beatriz Soares (66 kg), Carol "Naka" Almeida (50 kg) e Jucielen Romeu (57 kg) chegaram às oitavas de final. Bárbara Santos (70 kg) entrou nas quartas de final.

Atletismo

Os brasileiros subiram ao pódio na Maratona Pan-Americana. Justino Pedra da Silva conquistou o ouro masculino em Caracas em 2 horas 16 minutos 15 segundos. No feminino, Mirela Saturnino de André conquistou a medalha de bronze ao correr em 2 horas 42 minutos 17 segundos.

 

Foto destaque: Logo do Comitê Olímpico Brasileiro. Reprodução: COB