Esportes

Atlético-MG busca na CBF ser nomeado 1º campeão brasileiro por título de torneio em 1937

22 Mar 2022 - 16h45 | Atulizado em 22 Mar 2022 - 16h45
Atlético-MG busca na CBF ser nomeado 1º campeão brasileiro por título de torneio em 1937

Alguns meses após conquistar o bicampeonato do Brasileirão depois de 50 anos, o Atlético Mineiro continua na tentativa de garantir o "tri" por meio de um dossiê enviado a CBF. O documento com mais de 60 páginas visa adotar o clube de Minas como primeiro campeão brasileiro, com o reconhecimento do título da Copa dos Campeões de 1937 como Campeonato Brasileiro.

A resposta da CBF é esperada ainda esta semana, já que o clube completa 114 anos de história na próxima sexta-feira (25). O documento é embasado por jornais da época que, segundo o clube, tratavam a conquista do Atlético como o primeiro título brasileiro, já que naquele momento não existia uma competição nacional.

O que saiu nos jornais?


Imprensa da época. (Foto:Reprodução/Placar/Atletico)

Imprensa da época. (Foto:Reprodução/Placar/Atletico)

Outra argumentação usada pelos dirigentes do clube mineiro foi a revisão feita pela CBF em 2010, que adicionou à galeria de títulos nacionais os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Estes torneios foram disputados de 1959 a 1970 e até 2009 não eram atribuídos como conquistas de campeão brasileiro.

A ideia de adicionar o título de 1937 para a entidade já era discutida há mais de 10 anos pelos dirigentes do Galo, mas após a conquista do segundo campeonato nacional o desejo do reconhecimento pela Copa dos Campeões cresceu ainda mais.

O que foi a Copa dos Campeões?

A competição reunia os campeões estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espirito Santo e o fim do torneio foi marcado pela vitória do Atlético-MG.

Os participantes do torneio foram Atlético-MG, representando Minas Gerais, Fluminense, pelo Rio de Janeiro, a Portuguesa, por São Paulo e o Rio Branco pelo Espírito Santo. O formato usado foi de pontos corridos, com jogos como mandante e como visitante. O representante mineiro venceu quatro jogos em seis e conquistou o título já de forma antecipada com os 5 a 1 em cima do Rio Branco-ES.

 

Foto Destaque: Reprodução/UOL