Esportes

Atlético-MG reúne documentos para reconhecer título brasileiro de 1937

22 Dez 2021 - 18h46 | Atulizado em 22 Dez 2021 - 18h46
Atlético-MG reúne documentos para reconhecer título brasileiro de 1937

No mesmo mês em que o Atlético-MG conquistou seu segundo título brasileiro, a diretoria do galo busca o terceiro campeonato, mas não é dentro de campo. O objetivo é reunir documentos para provar que a conquista de 1937 seja considerada o primeiro campeonato brasileiro da história, o que transformaria o clube em primeiro campeão da história.

O departamento jurídico do clube está mobilizado em reunir documentos e provas de que a Copa dos Campeões de 1937 tinha valor de troféu nacional, o principal argumento do Galo é mostrar como que a mídia da época tratava a conquista.

Em 1936 o Atlético foi campeão estadual, vencendo a disputa contra o Siderúrgica. Na época, o futebol brasileiro estava em processo de profissionalização, a antiga Confederação Brasileira de Desportos cuidava apenas da seleção, e o futebol ficava sob responsabilidade da FBF, Federação Brasileira de Futebol. Em 1937 foi realizado um torneio entre os campeões estaduais de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

No determinado campeonato, o Galo enfrentou Fluminense, Rio Branco-ES e Portuguesa, em jogos de ida e volta, tendo conquistado quatro vitórias, uma derrota e um empate, a derrota foi dura, um 6x0 para o Fluminense nas Laranjeiras. Em casa, o Atlético venceu as três partidas, e na última partida, derrotou o Rio Branco por 5 a 1 e se tornou o "Campeão dos Campeões" de acordo com a imprensa da época.


Estado de Minas em 1937 considera o Galo como Campeão Brasileiro. (Foto: Reprodução/GloboEsporte)


Em entrevista ao canal do Youtube do repórter Breno Galante, o presidente do clube Sérgio Coelho explicou o processo: “Já fizemos um trabalho, já apresentamos à CBF para que ela reconheça, como reconheceu dos outros clubes. Temos muita esperança que isso pode acontecer. Depende da CBF, a parte que dependia do Atlético-MG, foi feita, comprovando os jogos, as matérias que saíram na época dos jornais e tudo mais, a CBF vai analisar e estamos otimistas que isso possa dar certo. Tendo a aprovação da CBF, vamos comemorar esse título sim, como os demais clubes comemoraram.”

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Hulk-acumula-mais-de-30-premios-individuais-em-2021-e-encomenda-replicas-de-tacas-conquistadas-com-o-Atletico-MG

https://inmagazine.ig.com.br/post/CBF-divulga-a-selecao-do-Brasileirao-2021-Atletico-MG-domina-a-lista

https://inmagazine.ig.com.br/post/Auxiliar-de-Jorge-Jesus-responde-sobre-retorno-ao-Flamengo

Os demais clubes que o presidente do Galo cita são os vencedores da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata, realizados entre 1959 e 1970. Em 2010, a CBF considerou as equipes que venceram esses torneios como campeãs nacionais. Confira a seguir os campeões dos torneios:

Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Foto Destaque: Reprodução/ Pedro Souza / Atlético