Cinema/TV

Atriz Fernanda Montenegro será consagrada nova imortal da Academia Brasileira de Letras

08 Out 2021 - 20h44 | Atulizado em 08 Out 2021 - 20h44
Atriz Fernanda Montenegro será consagrada nova imortal da Academia Brasileira de Letras

Atriz Fernanda Montenegro que irá completar 92 anos em 16 de outubro, tomará posse do título Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) o lugar ficou vago logo após a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. O resultado será anunciado no dia 4 de novembro, Fernanda oficializou a candidatura no dia 6 de agosto ela é a única concorrendo a vaga, o prazo para as inscrições já foi encerrado.

Para conseguir esse título segundo a ABL “a pessoa deve ser brasileiro nato, e ter publicado em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecimento mérito ou, fora desse gênero livros de valor literário”. Fernanda Montenegro publicou um livro em 2019 “Prólogo, ato, epílogo”, o livro é sobre Fernanda narrando suas memórias e ela conta não só sua trajetória pessoal, mas também sua visão sobre o Brasil.


Fernanda Montenegro (Foto: Reprodução/Instagram)

A primeira peça de Fernanda Montenegro foi “Alegres Canções na Montanha” (1950) logo após ela participou de centenas de trabalhos seja no teatro, cinema e tv. A atriz foi a primeira atriz a ser contratada pela TV Tupi no começo da empresa em (1951). Em 1954 ela interpretou sua primeira personagem como protagonista na telenovela da Record “A Muralha”, sendo a primeira telenovela da emissora.

Em (1999) no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, esse prêmio “visa distinguir atos ou serviços de mérito que revelem abnegação em favor da coletividade praticados no exercício de quaisquer funções da coletividade”. Em (2004) a atriz foi escolhida como melhor atriz da terceira edição do Festival de Tribeca por sua atuação em “O Outro lado da Rua” esse foi o único filme da América Latina a participar da competição de longas de ficção.

https://inmagazine.com.br/post/Batatinha-frita-1-2-3-ganha-um-novo-formato-em-game

https://inmagazine.com.br/post/A-estreia-do-filme-da-Marvel-Eternos-sera-no-Festival-de-Roma

https://inmagazine.com.br/post/Globo-decide-oficializar-Tadeu-Schmidt-como-apresentador-do-Big-Brother-Brasil

A atriz Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones nacionais foi a primeira e única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, ela também é a única atriz indicada ao Oscar em (1999) por uma atuação em língua portuguesa e foi nomeada por seu trabalho em “Central do Brasil” (1998). A atriz também ganhou o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação na novela “Doce de Mãe” (2013).

Foto destaque: Fernanda Montenegro. Reprodução/Instagram