Notícias

Austrália volta atrás com a reabertura das fronteiras após Japão fechar para estrangeiros

29 Nov 2021 - 20h02 | Atulizado em 29 Nov 2021 - 20h02
Austrália volta atrás com a reabertura das fronteiras após Japão fechar para estrangeiros

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou nesta segunda-feira (29) que o Japão vai proibir a entrada de turistas estrangeiros no país a partir desta terça-feira (30) para conter a disseminação da variante do coronavírus ômicron, originalmente encontrada na África do Sul. Scott Morrison anunciou que, devido à nova variante, ele suspendeu os planos de reabrir a fronteira para alguns trabalhadores e estudantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o ômicron (B.1.1.529) uma "variante de preocupação", colocando a cepa no mesmo conjunto de versões do coronavírus que afetaram a pandemia: alfa, beta, gama e delta. Preocupante porque tem 50 mutações — nunca vistas antes — na proteína "pico" (a "chave" usada pelo vírus para entrar na célula, o alvo da maioria das vacinas contra Covid-19). 


Fronteiras do japão estão fechadas. (Foto:Reprodução/metropoles)


"Esta suspensão vai garantir que a Austrália tenha as informações necessárias para entender melhor a variante ômicron", disse o primeiro-ministro, citando a eficácia da vacina, o grau de infecção da variante, a extensão e os sintomas da doença como informações necessárias. "Estas são medidas temporárias e especiais que tomamos para segurança até que haja informações mais claras sobre as variantes do ômicron. Estou pronto para aceitar as críticas daqueles que dizem que o governo é muito cauteloso", disse Kishida.

O Japão anunciou nesta sexta-feira (26) que pessoas de seis países africanos serão restritas e controladas em suas fronteiras, e ainda não registrou nenhum caso dessa variante. Depois que o Canadá se tornou o primeiro país das Américas a confirmar a infecção no domingo (28) (2 casos em Ontário), todos os continentes registraram casos da variante ômicron do novo coronavírus.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Rapper-Kanye-West-fala-sobre-divorcio-e-diz-querer-sua-familia-de-volta

https://inmagazine.ig.com.br/post/Flamengo-anuncia-saida-de-Renato-Gaucho

https://inmagazine.ig.com.br/post/Reino-Unido-convoca-reuniao-de-emergencia-do-G7-sobre-omicron

Essa variante se chama originalmente B.1.1.529 sendo descoberta pela primeira vez na África do Sul pelo virologista brasileiro Túlio de Oliveira, diretor do Centro de Inovação e Resposta a Epidemias do país, e anunciou a descoberta da cepa nesta quinta-feira (25). 

 

Foto destaque: Japão fecha fronteiras e barra entrada de estranfeiros. Reprodução/oglobo