Saúde e Bem Estar

Autoridades investigam casos de hepatite em países da europa, e nos EUA

20 Abr 2022 - 20h51 | Atulizado em 20 Abr 2022 - 20h51
Autoridades investigam casos de hepatite em países da europa, e nos EUA

Casos mais do que o normal de hepatite foram relatados em crianças nos Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda e Espanha. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) que a causa das infecções ainda não são conhecidas, e que menos de cinco foram encontrados na Irlanda e três na Espanha. E ainda afirmou que nos próximos dias é provável a detecção de mais casos. 

O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) está investigando as causas de tantas infecções nos países que foram relatados os casos. 

O lugar onde teve mais registros do surto de hepatite foi no Reino Unido. Já são 74 casos até o momento. 

Já nos Estados Unidos foram detectados novos casos em crianças de um a seis anos, sendo duas delas precisando de transplantes de fígado. 

Autoridades que investigam a doença, destacaram até então uma possível ligação com as vacinas contra a Covid-19. 


Fígado inflamado (reprodução/OMS)


A Hepatite é uma inflamação no fígado, geralmente causada por uma infecção viral. Sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C.

A hepatite pode ser causada por vírus e bactérias diversos e até mesmo pelo consumo excessivo de substâncias, como certos tipos de medicamentos e até mesmo de drogas e bebidas alcoólicas.

O tipo de hepatite A geralmente é transmitida por contágio fecal-oral, na ingestão de alimentos e/ou água contaminados, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico

Já a hepatite B e C ocorre pelo contato com sangue contaminado, por meio do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam

As autoridades de saúde do Reino Unido já alertaram os pais a estarem atentos a sintomas como icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).

Foto destaque: Hepatite em criança (reprodução/Hemocord)