Notícias

BRT do Rio implementa novo sistema contra calotes, furtos e vandalismo

23 Mar 2022 - 15h35 | Atulizado em 23 Mar 2022 - 15h35
BRT do Rio implementa novo sistema contra calotes, furtos e vandalismo

A empresa pública de transporte Mobi-Rio, que administra os três corredores do BRT, desenvolveu um novo sistema de segurança contra calotes, furtos e vandalismo. Agora toda vez que alguém tentar cometer alguma infração contra o sistema, um alarme alto irá ser acionado. Ainda em fase de testes, o projeto já se encontra em algumas estações.

O primeiro trecho a receber o novo sistema de alarmes é o das 46 estações reabertas ano passado na Avenida Cesário de Melo, Zona Oeste. Na segunda fase, o sistema estará presente em outras 79 estações em operação, que estão em processo de revitalização. O sistema de sonorização permitirá também que os passageiros sejam informados sobre problemas e incidentes no sistema. Para isso, a Mobi-Rio está reforçando sua equipe de monitoramento.

LEIA MAIS

Em vídeo veiculado pelo Jornal O Dia são mostrados exemplos práticos de como o sistema funciona. Nele, alguns usuários burlam o pagamento da tarifa através de passagens irregulares pelas catracas, muitos se assustam e voltam para efetuar o pagamento.


Novo sistema de alarme do BRT. (Post: Reprodução/Twitter). 


Licitação de novos ônibus para o BRT

No dia 16 de março, a prefeitura da cidade do Rio abriu o processo de licitação para compra de 307 articulados novos para circular nos 3 corredores expressos. A previsão era que os articulados fossem entregues em outubro de 2022. Entretanto a licitação não atraiu interessados e a prefeitura abrirá outro processo licitatório com alterações no seu edital, que estará previsto para o segundo semestre de 2022.

Uma nova licitação estava prevista para a compra de mais 250 veículos. Esses ônibus seriam destinados aos 3 corredores e ao corredor Transbrasil, com previsão de inauguração para o final de 2023.

Através de um tuíte, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) comentou sobre a falta de adesão das empresa na licitação “O ‘sistema’ não é fácil! Mas vamos Superar. Somos perseverantes!”, afirmou.

Foto destaque: BRT Rio. Reprodução/Preitura do Rio.

 

Mais Lidas