Beleza

Baby hair: Saiba tudo sobre o estilo que virou tendência

08 Mar 2022 - 16h04 | Atulizado em 08 Mar 2022 - 16h04
Baby hair: Saiba tudo sobre o estilo que virou tendência

Não é novidade para ninguém que o baby hair ganhou o mundo, e se tornou símbolo de beleza entre nossas queridinhas celebridades, como Beyonce, Rihanna, Zendaya e J. Lo. Mas, será que você sabe mesmo tudo sobre essa tendência aderida por mulheres afro e latino-americanas?



Beyoncé na première de 'O Rei Leão' (Foto: Reprodução/Instagram)


O que é?

O baby hair, em tradução para o português “cabelo de bebê”, nada mais é do que aqueles cabelinhos novos e curtos que nascem na linha capilar próximo ao rosto, que serve para proteger a pele contra irritações e absorver o suor. Por serem menores, esses fios são difíceis de ser alinhados, assim surgindo a ideia de estilizá-los. A técnica, além de dar um up no penteado, traz elegância para o visual.

De acordo com Lu Carrilho, terapeuta capilar especializada em cabelos com curvatura, muitas jovens enxergam o baby hair como uma autoidentificação e passam a admirar seus cabelos com eles. Tem meninas que amam o baby hair e enxergam no estilo como uma tendência fashionista. O importante é tentar se conhecer e perceber como você melhor se identifica." , conta ela.

História do baby hair

Não se sabe exatamente quem originou esta ideia, porém os primeiros registros históricos do baby hair foram na década de 1920, em penteados feitos pela norte-americana Josephine Baker. Além de atriz, Baker era cantora, dançarina e ativista pelos direitos civis das comunidades negras.

No começo dos anos 1990, foi a vez da irmã de Michael Jackson, La Toya Jackson, reviver esse estilo que logo se popularizou entre fashionistas negras da época.

Algumas personagens vintages, como Betty Boop, também tinham o baby hair como marca registrada em seus penteados.


 


Personagem Betty Boop (Foto: Reprodução/Instagram)


Como fazer?

Para começar escolha um penteado que prenda o cabelo para trás, assim o baby hair ficará mais evidente. Após isso, escove para frente da testa os fios que fazem o contorno da cabeça e, com um mousse ou gelatina para cabelo de sua preferência, modele cada pequena mecha no formato desejado (geralmente são feitos movimentos em "S"). Para facilitar, use um pente fio ou até mesmo uma escova de dentes, desde que seja utilizada apenas para isso. Depois de modelar, envolva o baby hair com um pano ou bandana até a secagem completa dos fios na região da testa. Você pode aplicar um fixador para garantir uma fixação ainda melhor.

A beauty artist, Welida Souza, cita alguns produtos que você pode usar na hora de modelar seu baby hair: "Manter o baby hair alinhado pode dar um certo trabalho, mas nada como um pouquinho de prática (...) e um bom produto para moldá-los, como pomadas, sprays fixadores e gel. Os meus preferidos são Moco de Gorila e Edge Control, da Olive oil.

Foto destaque: cantora Maria em um show. Reprodução/Instagram.