Cria das categorias de base do Botafogo, o zagueiro Kanu deve seguir no Bahia após o fim de 2023. Emprestado ao Tricolor de Aço em dezembro do ano passado, o defensor se destacou no clube, se tornando titular e capitão da equipe nordestina. A informação da negociação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.
Trajetória
Kanu foi promovido ao time principal do Botafogo em 2018, tendo sua estreia no Campeonato Carioca contra o Macaé. Em 2019, foi emprestado para o Cabofriense, mas não foi utilizado e voltou ao Botafogo, entrando em 3 partidas do Brasileirão.
O zagueiro se tornou titular da equipe a partir de 2020, temporada em que atuou em 49 partidas, sendo reserva em apenas uma delas. Na temporada 2021 foram 50 partidas, todas como titular.
Kanu perdeu espaço em 2022, atuando em 32 partidas como titular e em 3 como reserva, mas ficando no banco em outras 15 oportunidades. Com a concorrência aumentando, ele decidiu buscar espaço em outro clube.
Anúncio da contratação de Kanu por empréstimo (Vídeo: Reprodução/Instagram/@ecbahia)
Até o momento, Kanu esteve em 31 partidas das 45 disputadas pelo Bahia na temporada, entrando como reserva em apenas uma oportunidade. Além de ter desfalcado o Tricolor no começo do ano, o jogador não estava disponível contra o Botafogo e contra o Goiás, nesse caso por suspensão. Inclusive, ele voltará a ser desfalque contra o São Paulo, após levar o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians, no último sábado.
Valores
Contratado em dezembro de 2022, Kanu veio com uma cláusula de compra obrigatória caso o jogador atuasse em pelo menos 70% das partidas do Bahia na temporada. O valor divulgado na época era de US$ 2,2 milhões por 90% dos direitos econômicos do defensor.
Como o Bahia antecipou a compra do zagueiro, o valor a ser pago será de 1,9 milhões de euros por 100% dos direitos econômicos. O contrato será de 4 anos.
Foto destaque: Kanu no CT do Bahia. Reprodução/Instagram/@ecbahia