Notícias

Baleia jubarte é atacada por dezenas de tubarões na Austrália

21 Mai 2022 - 13h28 | Atulizado em 21 Mai 2022 - 13h28
Baleia jubarte é atacada por dezenas de tubarões na Austrália

Imagens capturadas por um pescador na Shark Bay (Baía dos Tubarões), na Austrália Ocidental, mostram uma baleia jubarte sendo atacada por dezenas de tubarões. O vídeo circulou pela internet e deixou os internautas assustados com o acontecimento. 

 O vídeo, postado nas redes sociais do casal John Cloke e Indy Crimmins, começa com algumas dezenas de peixes em volta do mamífero. Mas na medida em que a imagem abre, pode-se perceber a baleia cercada por um número incontável de tubarões. Na legenda do vídeo, a dupla afirma que Cloke primeiro saiu para pescar seu peixe matinal, mas como notou algo diferente na água, resolveu voltar e usar seu drone.

"Era uma carcaça de baleia jubarte de 15m! Estávamos em choque com a quantidade de tubarões que o cercavam, não podíamos contá-los todos!", diz a legenda.

Pouco depois da filmagem, a carcaça da baleia chegou à Praia de Norman e, de acordo com o site de notícias Perth Now, as autoridades locais de conservação da vida selvagem confirmaram que os restos mortais da baleia foram encontrados por banhistas que estavam presentes no local. O Departamento de Conservação da Biodiversidade e Recursos Turísticos da Austrália Ocidental (DBCA) emitiu um alerta de tubarão para a área, dizendo que a carcaça continuará a atrair predadores para o local.


Casal grava dezenas de tubarões devorando uma baleia na Austrália (Reprodução: Instagram/Jindys Travels)


Não é algo comum de se acontecer

Em 2020 foi visto, pela primeira vez na história, um ataque de um tubarão branco a uma baleia jubarte. As imagens foram registradas por pesquisadores na costa da África do Sul.

"Sinceramente, não processei dentro dentro de mim o que exatamente foi este evento. Estamos falando de um dos maiores predadores do planeta atacando e matando uma das maiores espécies do mundo. É simplesmente fascinante que vivemos em um planeta que ainda pode nos surpreender com um encontro dessa magnitude", disse, na época, o pesquisador Ryan Johnson para a Newsweek. De acorpo com Ryan, ele gravou o evento superlativo por acidente.


Baleia é atacada por tubarão na Austrália (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Ryan Johnson)


Esse método de matar baleias é inédito em grandes tubarões brancos, que sabem que o movimento os torna vulneráveis ​​a serem atingidos por um golpe brutal pelo rabo de uma jubarte adulta. A baleia que foi morta, no entanto, era jovem e foi deixada para trás por seu bando, a caminho da Antártica, tornando ela um alvo mais vulnerável a esse ataque.

 

Shark Bay 

Esse é um dos sítios da Austrália Ocidental que faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. O local é conhecido no mundo como um dos poucos onde se pode ver os estromatólitos, colónias de algas que parecem rochas, representando uma das mais antigas formas de vida da Terra. São fósseis reais vivos.

A área de Shark Bay inclui uma costa rochosa formada por enseadas tranquilas, ilhas, praias e falésias, onde é possível observar a fauna e flora locais, incluindo plantas raras, mamíferos, répteis e aves, alguns dos quais são encontrados somente nesta área da Austrália. Nas águas da baía é possível ver os dugongos, baleias jubarte, raias gigantes, golfinhos e tartarugas.

A área conserva maravilhas naturais, como a praia de conchas de Shell Beach, os estromatólitos no Hamelin Pool e os golfinhos curiosos de Monkey Mia. A localidade principal na área de Shark Bay é Denham, localizada a 800 km ao norte de Perth.

 

Foto Destaque: Baleia é atacada por tubarões (Foto: Reprodução/Redes Sociais)