Notícias

Baleia jubarte é salva por orcas em ação inesperada

21 Jan 2022 - 18h00 | Atulizado em 21 Jan 2022 - 18h00
Baleia jubarte é salva por orcas em ação inesperada

Uma baleia jubarte foi vista sendo ajudada por suas predadoras, as orcas assassinas. A baleia ficou encalhada e ferida na região da costa sul da Austrália. A ajuda causou surpresa nos ambientalistas e turistas que estavam em uma embarcação próxima, já que a baleia é uma das principais presas das orcas.

Esse momento ocorreu no início do mês e contém um registro em vídeo. A partir de então, o mesmo percorreu entre as redes sociais, deixando usuários empolgados com a cooperação rara entre espécies inimigas.

Segundo o tabloide britânico, DailyMail, testesmunhas presentes “temeram o pior” ao verem as três orcas nadando em direção à jubarte, sendo uma das suas fontes de alimento. 

“Geralmente, faria parte de sua dieta, então, quando vimos a jubarte ferida e a orca se aproximando, ficamos preocupados”, relata Gemma Sharp, representante da Whale Watch Western Australia (WWWA). Contudo, as pessoas ao redor perceberam que, na verdade, as orcas mobilizaram-se em torno da baleia vítima, em uma tentativa de resgate.


Momento raro em que uma orca ajuda a sua ‘presa’, a baleia jubarte. (Vídeo: Reprodução/Youtube/Whale Watch Western Australia)


Conforme relata um dos presentes no local, a jubarte feriu-se com alguns pedaços abandonados de linhas de pescas no mar e que enroscaram em uma de suas nadadeiras. “Nós pudemos ver que a baleia estava completamente imobilizada e as linhas ficaram presas em sua barbatana caudal”, contou.

A testemunha relata também o momento em que uma das orcas notou um emaranhado de linhas sobre o animal e avançou, com a ajuda das outras predadoras, sobre as amarras para cortá-las. “A jubarte se defendia com barbatanas peitorais. Até que algo incrível aconteceu, um grande pedaço de linha se soltou, deixando a jubarte nadar livremente”.

Após o inesperado resgate, a jubarte seguiu para a direção leste, enquanto as orcas seguiram para oeste.

Segundo Gemma Sharp, baleias jubarte aparecem raramente nos mares do sul da Austrália durante o período de verão. Apesar disso, em certos momentos em sua migração, as baleias podem ser vítimas das orcas.

Conforme com uma declaração do WWWA, por outro lado, diz que o peso da jubarte estava bem abaixo do normal e também seu corpo continha muitos parasitas pequenos, o que indicava que a linha de pesca impedia a sua alimentação. Por esta razão, provavelmente, que o animal mamífero estava presente na região, mesmo sendo em um período incomum.

 

Foto destaque: Reprodução/Whale Watch Western Australia

Mais Lidas