Os pregões europeus fecharam com uma leve retração nesta quarta-feira (19) após alerta da empresa de chips ASML, holandesa, pressionar o setor tecnológico, enquanto o aumento nos papéis das seguradoras delimitou o declínio das ações europeias.
O STOXX, índice pan-europeu, caiu 0,1%, a 468,13 pontos, porém, ainda existia a expectativa de maiores patamares em pouco mais de um ano. Algumas declarações de diretores do Banco Central Europeu sinalizaram uma alta de juros pesaram no humor dos investidores.
Na terça-feira, (18), Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, defendeu um novo aumento das taxas de juros, porém alertou que o tamanho do aumento vai depender dos dados.
Our Chief Economist Philip R. Lane talks to @lemondefr about the current economic projections, upcoming interest rate decisions and why it’s important to get inflation back to 2% in a timely manner.
— European Central Bank (@ecb) April 25, 2023
Full interview in English https://t.co/60F9Qiz6D3 pic.twitter.com/HkiTKJRacq
Publicação do twitter oficial do BCE. Reprodução; Twitter.
Os setores de tecnologia e imobiliária, mais sensíveis a taxa de juros, registraram queda de 1,9% e 1%, respectivamente. As ações do setor tecnológico registraram o nível mais baixo em três semanas, após as ações da ASML caírem 3,7%, isto porque a empresa notou alguma sinalização de cautela entre os clientes, apagando o forte resultado do trimestre.
A Philips NV cresceu 13,8% após a empresa divulgar os resultados dos primeiros três meses, que foram acima do esperado. A empresa também revelou ter reservado €575 milhões.
As ações da área de saúde apresentaram variação positiva de 0,1%.
Bancos grandes como o Santander, Deutsche Bank AG, Barclays Plc, UBS Group e empresas como a Nestlé SA, Unilever Plc e Reckitt também devem apresentar os resultados referentes ao primeiro trimestre ainda nessa semana.
Investidores americanos também vão poder acompanhar os resultados das maiores companhias dos EUA bem de perto, incluindo a Microsoft, Alphabet e Amazon.
Na capital inglesa, o índice Financial Tomes Variou negativamente em 0,02%, com 7.912,20 pontos. Em Paris, o DAX regrediu 0,11%, a 15.863,5 pontos. A bolsa de Milão caiu 0,75%, no índice fste/Mib, somando 27.537,07 pontos. Madri apreentou queda de 0,1% no índice Ibex-35.
Foto destaque: Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt. Reprodução: Internet; Suno