Moda

Barbiecore: conheça a nova estética e se inspire na cor ‘Pink PP’

08 Jul 2022 - 17h45 | Atulizado em 08 Jul 2022 - 17h45
Barbiecore: conheça a nova estética e se inspire na cor ‘Pink PP’

E lá vamos nós falar, mais uma vez, da influenciadora do momento, a 'Barbie', ela mesma! Seria um ícone atemporal? Bom, acreditamos que sim, dona da estética do momento “Barbiecore”, a famosa boneca virou assunto nas semanas, desde, as filmagens das gravações do live-action estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Fazendo o mundo olhar intensamente para a cor rosa e seus looks clássicos, mas se engana – quem acha que isso começou agora, a estética começou a anos atrás, saindo do mundo dos filmes para as passarelas, e se tornando presente no dia a dia.

Neste domingo, (6) de julho, a grife italiana Valentino, desfilou na Semana de Moda de Paris apresentando sua coleção outono-inverno 2022/23. A marca já sabia e indicava que a cor dessa temporada seria o Pink PP – criada pelo designer em parceria com a Pantone – a grife é conhecida pelo clássico vermelho Valentino, e assinada pelo diretor criativo Pierpaolo Piccioli que trouxe destaque para looks monocromáticos com um pink intenso da coleção. 


Desfile da Coleção Pink PP, da grife Valentino. (Reprodução/Youtube)


A coleção foi repleta de looks elegantes e luxuosos na cor Pink PP, com um cenário construído na mesma cor: “O rosa como manifestação do inconsciente e libertação da necessidade do realismo. […] A subtração é, na verdade, amplificação, engrandecendo tanto os humanos quanto as roupas. Uma variedade de corpos, atitudes e fisicalidades, realçados pela paleta monocromática, dão vida a essa visão”, explicou o designer.

O que de fato é a estética Barbiecore?

A moda é cíclica, e sempre se renova baseada em referenciais que vão e voltam na história, desta forma, a boneca da Mattel tem influenciado na estética atual, com um olhar para moda dos anos 2000. Por exemplo, o filme ‘Life-Size’-, traduzido como A Boneca Que Virou Gente, mostra esses elementos da estética Barbie Girl que foram colocados nos looks da personagem de Tyra Banks. Assim, os filmes trazem a sensação de nostalgia, influenciando o público apaixonado por rosa e pela estética, como a atriz Reese Witherspoon em Legalmente Loira, de 2001; ou a marcante patricinha Sharpay Evans, de High School Musical.


Filme Meninas Malvadas, 2004. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Quando falamos do filme ‘Mean Girls’, - traduzido para Meninas Malvadas, a primeira frase que vem na cabeça de muitos é: On Wednesdays we wear pink. (Às quartas-feiras, nós usamos rosa), no entanto, a cor da temporada veio mais forte do que nunca, e vai ser usada além das quartas-feiras.


Celebridades com a estética Barbiecore, e a cor da temporada Pink PP. (Foto: Reprodução/Instagram)


A nova estética vem sendo adaptada, em acessórios, maquiagens, e até mesmo no cabelo, como o rabo de cavalo volumoso com as pontas viradas para fora, que virou o penteado das famosas com semelhança ao visual de boneca. Artistas como: Zendaya, Lana Condor, Lizzo, Winnie Harlow, Maísa, Hailey Bieber e Megan Fox entre outras, estão usando a estética atualizada e investindo na cor rosa.

Percebe-se nas fotos que elas geram uma dopamina com a cor Pink PP, causando uma criatividade na comunicação de cada imagem, com sensações de alegria, modernidade e poder. Agora que vocês já conhecem a nova estética Barbiecore, se inspire também, assim como as famosas, nesse universo mágico e Pink!

Foto de Destaque. Atriz, Margot Robbie, em estética Barbiecore do live-action. Reprodução/Instagram