O zagueiro Eduardo Bauermann, de 27 anos, foi afastado do elenco do Santos após uma denúncia de esquemas de aposta. Segundo a denúncia, o jogador teria recebido R$ 50 mil para ser punido com um cartão amarelo durante a partida contra o Avaí, mas não cumpriu o acordo. O caso veio à tona após a divulgação de prints de conversas entre o jogador e o apostador, feitas pelo portal VEJA.
O Santos Futebol Clube divulgou uma nota oficial informando que o jogador foi afastado do elenco até que sejam esclarecidos os fatos e que a diretoria do clube está colaborando com as autoridades para investigar o caso. O clube afirmou ainda que repudia qualquer forma de manipulação de resultados e que está empenhado em preservar a integridade do esporte.
A prática de manipulação de resultados é considerada um crime no Brasil e pode levar a punições que vão desde multas até a prisão. Além disso, a manipulação de resultados prejudica a credibilidade do esporte e pode afetar a confiança do público nos jogos.
O caso de Eduardo Bauermann é mais um exemplo da gravidade do problema das apostas ilegais no futebol. De acordo com especialistas, a manipulação de resultados é um problema global que afeta diversas modalidades esportivas e movimenta milhões de dólares em todo o mundo.
As autoridades brasileiras têm intensificado as investigações sobre casos de manipulação de resultados no futebol nos últimos anos. Em 2020, a Polícia Federal deflagrou a Operação Game Over, que resultou na prisão de 11 pessoas envolvidas em esquemas de manipulação de resultados em jogos de futebol. A operação revelou a atuação de uma organização criminosa que manipulava resultados em campeonatos estaduais e nacionais, com o envolvimento de jogadores, dirigentes e apostadores.
Além de Bauermann, outros jogadores foram denunciados por esquema de manipulação de resultados pelo Campeonato Brasileiro das Séries A e B ano passado. São eles: Fernando Neto, do Operário, Igor Caríus, que na época estava no Cuiabá, Kévin Lomónaco, do RB Bragantino e Paulo Miranda, que estava no Juventude.
Foto destaque: Bauermann em partida pelo Peixe. Divulgação/Instagram do atleta