Saúde e Bem Estar

Benefícios de beber água e os cuidados necessários com o seu corpo no dia a dia

21 Fev 2022 - 12h30 | Atulizado em 21 Fev 2022 - 12h30
Benefícios de beber água e os cuidados necessários com o seu corpo no dia a dia

Consumir água é muito importante para a saúde do nosso corpo, além de hidratar, o liquido, bem tratado, sem cor nem cheiro, regula a temperatura do corpo ajudando a transportar oxigênio e absorver os nutrientes, mantendo e melhorando o funcionamento dos nossos órgãos e articulações, no entanto, é preciso saber consumi-lo da maneira correta, do contrário, em vez de trazer benefícios, podem aparecer problemas no organismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. De acordo com o Dr. Pereira Jr. – Virgílio Gonçalves Pereira Júnior, nefrologista do Hospital Israelita Albert Einstein –, basta respeitar sua sede e saciá-la. Observar a cor de sua urina também é um ótimo indício do consumo correto ou não de água. Se estiver amarelo forte ou alaranjada, deve estar concentrada. Portanto, falta água.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.


(Foto: Reprodução/Pinterest)


Quem não gosta de beber água gelada? É possível que seja muito confortante toma-la sob mais de 30ºC, contudo, com o corpo superquente, há risco de choque térmico no sistema digestivo, que podemos sentir espasmos doloroso no esôfago e a parada instantânea do funcionamento do estômago. Mas os benefícios de tomar água são maiores como: transporte de nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos; transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas; solvente e meio de suspensão. Ajuda a dissolver substâncias, promovem reações químicas etc.; ajuda a eliminar toxinas através da urina; lubrifica articulações; ajuda a regular a temperatura do nosso organismo; essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreção.

A quantidade de água que você toma depende de vários fatores para prejudicar a sua saúde, como seu peso, gênero e grau de atividade física. A maioria das pessoas precisa em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, contudo o organismo pode admitir bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e acrescentam o volume da urina para eliminar esse excesso. Mas para definir se esta quantidade que você está ingerido é exagerada, a dica é buscar uma avaliação nutricional ou médica com um endocrinologista.

Bebam água, mas com moderação!

Foto Destaque: Desenho de uma mulher bebendo água. Reprodução/Pinterest