Notícias

Brasil depende da aprovação da Câmara dos Deputados para ganhar novo feriado nacional

24 Nov 2021 - 16h42 | Atulizado em 24 Nov 2021 - 16h42
Brasil depende da aprovação da Câmara dos Deputados para ganhar novo feriado nacional

O feriado destinado a celebração da Santa Dulce dos Pobres seguiu para análise na Câmara de Deputados, logo após ter sido aprovada pela Comissão de Educação do Senado. O projeto surgido pela iniciativa do senador baiano Ângelo Coronel (PSD) tem o dia 13 de março como alvo para o feriado.

A data escolhida é o dia que Irmã Dulce faleceu, em 1992, em Salvador.

A santa baiana possui forte relação com o número 13, incluindo a data que de celebração a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em 13 de agosto. O senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Já em setembro de 2019, o governo da Bahia reconheceu 13 de outubro como o Dia de Irmã Dulce no estado, porém não é dado como feriado. A igreja católica prefere festejar a Santa Dulce no dia 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira.

Há mais de 2 anos atrás, em 13 de outubro de 2019, Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco no Vaticano e se tornou a Santa Dulce dos Pobres. Ela é conhecida como "O anjo bom da Bahia", sendo uma das religiosas mais populares do Brasil devido a sua história que envolve questões sociais, visando os mais pobres e necessitados.


 

Santa Dulce dos Pobres em procissão. Seu nome era Maria Rita de Souza Brito Lopes, nascida em Salvador, em maio de 1914. (Foto: Daniele Rodrigues/G1)


O vaticano considera a Santa Dulce como a primeira santa brasileira, mesmo que outras nacionais e uma religiosa tenham sido canonizadas anteriormente. Foi a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres bem vistos pela Igreja Católica. 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Justica-condena-filhos-de-Flordelis-por-morte-do-pastor-Anderson-do-Carmo

https://inmagazine.ig.com.br/post/EUA-nao-recomenda-aos-cidadaos-viagens-a-paises-europeus

https://inmagazine.ig.com.br/post/Adele-domina-Top-10-de-estreias-do-Spotify-com-30

Uma semana após se tornar santa, a festa foi feita em Salvador. Em 20 de outurbro de 2019, milhares de fiéis se reuniram na Arena Fonte Nova, estádio do Esporte Clube Bahia, para a primeira missa de homenagem à santa no Brasil.

 

Foto em destaque: Misto Brasília

 

Mais Lidas