Notícias

Brasil mantém queda em Índice de Desenvolvimento Humano

08 Set 2022 - 09h30 | Atulizado em 08 Set 2022 - 09h30
Brasil mantém queda em Índice de Desenvolvimento Humano

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou queda na posição do Brasil em marcador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Organização afirma que as crises econômicas e sanitárias são os fatores que mais perpetuaram a queda do país no ranking global.

O Relatório de Desenvolvimento Humano Global (RDH Global), divulgado nesta quinta-feira (8), constatou que, em três décadas, o Brasil apresentou queda consecutiva no ranking do IDH pela primeira vez. Dentre 191 nações, o país despencou em 3 pontos comparado aos últimos anos; foi da 84ª posição, marcada em 2020, para a 87ª.

O relatório, que avalia a relevância e os resultados das condições de educação, saúde e padrão de vida de um país, aponta a pandemia de covid-19 como principal causa do retrocesso do desenvolvimento. 

Divulgado pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento Humano (PNUD), o documento pontua também que a atual conjuntura em que o país se estabelece é equivalente a de 6 anos atrás. Além disso, a atuação de governos com políticas extremistas também compõem o cenário atual, revela cálculos da instituição.


Cepal afirma que mais de 30% da população da latina estará na linha da pobreza até o fim do ano. (Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcello Casa)


Segundo o PNUD, o Brasil faz parte de 40% dos países que apresentaram queda consecutiva no Índice de Desenvolvimento Humano. O dado constata a dificuldade de reedificação do Estado, o que coloca o Brasil entre os demais países da América Latina que ainda não superaram os efeitos da pandemia e foram afetados subitamente pelos seguimentos da guerra na Europa. 

"Os últimos dois anos tiveram impacto devastador para bilhões de pessoas em todo o planeta, quando crises como a da Covid-19 e a guerra na Ucrânia se sucederam e interagiram com amplas transformações sociais e econômicas", afirma a ONU sobre a  situação de instabilidade e desequilíbrio que tais agentes vêm colocando países de todo o planeta.

 

Foto Destaque: IDH do Brasil despenca e passa a ocupar o 87º lugar na lista global. Reprodução/Getty.