Esportes

Brasil passa no primeiro teste do Circuito Mundial de vôlei de praia

28 Mar 2022 - 20h29 | Atulizado em 28 Mar 2022 - 20h29
Brasil passa no primeiro teste do Circuito Mundial de vôlei de praia

Após a decepção nas Olimpíadas de Tóquio 2020, atletas brasileiros disputaram a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. A dupla Talita e Rebecca teve destaque quando jogou no México, na última sexta-feira (25), e conquistou uma medalha de bronze. Apesar de parecer pouco, a performance dos times traz a esperança de resultados melhores nesse ciclo olímpico, em comparação ao que o Brasil viu nos jogos do Japão no ano passado.  



 Talita no Circuito Mundial (Foto: FIVB)


Pela primeira vez na história da competição no volei de praia o brasil saiu sem nenhuma medalha olimpica. Vale lembrar que as olimpiadas de toquio deveriam ter acontecido em 2020, mas devido a pandemia, o evento teve que ser adiado e aconteceu em 2021.  

Nenhuma das quatro duplas seguiram juntas, o que ocasionou algumas mudanças nas equipes nacionais. A etapa do México, ocorrida na semana passada, foi a primeira do Circuito Mundial de 2022 e contou com os principais nomes da modalidade. 

Talita e Rebecca foram medalhistas de bronze. Já as duplas Ana Patrícia e Rebecca, Alison e Guto e André e George perderam nas quartas de final, após passarem pela fase de grupos. Na primeira fase, foram eliminados Evandro e Álvaro, Bárbara e Carol e Maria Elisa e Fernanda. 

Pelo histórico do Brasil, conquistar apenas uma medalha em uma etapa do Circuito Mundial não é algo a ser comemorado. Normalmente, o país consegue de  duas a quatro medalhas em uma mesma competição. Mas, depois do péssimo resultado nas Olimpíadas do ano passado e toda a reformulação nas duplas, sair do México com um bronze passa a ser positivo. Além da medalha, as duplas que não subiram ao pódio apresentaram boas partidas.  

André e George jogaram de igual para igual com a dupla norueguesa campeã olímpica e tricampeã do Circuito Mundial Mol e Sorum. O jogo, válido pelas quartas de final, foi 2 a 1, com 17 a 15 no set decisivo. 

Ana Patrícia e Duda, tiveram uma primeira fase perfeita, três vitórias em três jogos, desde que voltaram a fazer uma dupla. Porém, caíram para a dupla holandesa que venceu o torneio, Schoon e Stan por 2 a 1 nas quartas de final, com 20 a 18 no tie break.  

Há dez dias houve uma etapa de menor nível do Circuito Mundial, sem a presença das dez melhores equipes do mundo. Ali, Bárbara e Carol foram campeãs, vencendo as holandesas Stam/Schoon, que ganharam a etapa Top 16, mais forte, encerrada no domingo. 

O Circuito Mundial 2022 tem várias etapas, mas o principal torneio é o Campeonato Mundial, que está marcado para junho, na Itália. 

Foto destaque: FIVB