Esportes

Brasileiros brilham em Mundial de Judô no Uzbequistão

13 Out 2022 - 14h30 | Atulizado em 13 Out 2022 - 14h30
Brasileiros brilham em Mundial de Judô no Uzbequistão

A brasileira Mayra Aguiar venceu a chinesa Zhenzao Ma, conquistou o título mundial com a medalha de ouro no Uzbequistão e reassumiu a primeira colocação do ranking na categoria 78kg. Ela subiu cinco posições, passando a alemã Anna Maria Wagner e a israelense Inbar Lair. 

Além da conquista de Mayra Aguiar, o Brasil conquistou mais três medalhas. Com o bronze de Daniel Cargnin, na categoria até 73kg, a prata com Beatriz Souza, acima de 78kg, e mais um ouro, com a campeã olímpica Rafaela Silva.


Rafaela Silva e Daniel Cargnin comemorando a medalha do mundial (Foto: Reprodução/Instagram)


Depois de dois anos suspensa pelo doping, Rafaela Silva voltou e conquistou o segundo título mundial na sua carreira. A brasileira ficou de fora da última olimpíada, em Tóquio, e está retomando seus caminhos de glória, ela já tinha uma medalha olímpica de ouro, e agora conquistou sua segunda medalha de ouro no mundial. Rafaela depois da conquista subiu posições no ranking da categoria até 57kg, atualmente na terceira colocação, totalizando 4.610 pontos.

A equipe brasileira também teve outros judocas, mas não tendo êxito como os quatro anteriores. Os primeiros a entrarem no tatame foi Allan Kuwabara, até 66kg, Amanda Lima, até 48kg, e Eric Takabatake, até 66kg, que perderam no primeiro confronto. Além deles, teve a Larissa Pimenta, até 52kg, ficando em sétima.

O Brasil foi o segundo lugar geral do ranking de medalhas, ficando atrás somente do Japão. Resultado foi muito comemorado pelo Gerente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo Theotônio, que comentou da expectativa alta que tinha com essa competição, e lembrou que o judô brasileiro é muito forte. Marcelo relembrou que, no masculino, o Brasil não vinha tendo bons resultados, e dessa vez teve a medalha de bronze do Daniel Cargnin. 

 

Foto destaque: Mayra Aguiar. Reprodução/Lara Monsores/CBJ