Esportes

CBF divulga áudio do VAR após pênalti não marcado em Flamengo x Santos

26 Out 2022 - 14h29 | Atulizado em 26 Out 2022 - 14h29
CBF divulga áudio do VAR após pênalti não marcado em Flamengo x Santos

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na manhã desta quarta-feira (26), os áudios da cabine do VAR referentes a partida entre Flamengo e Santos, na noite da última terça-feira. Em campo, o duelo foi vencido pelo Rubro-Negro por 3 a 2. O jogo, no entanto, acabou marcado por um lance polêmico não assinalado para a equipe santista.

Na jogada, ocorrida aos 48 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito do Flamengo, Matheuzinho, derruba o meia Camacho, do Santos, dentro da área de defesa. De frente para o lance, o árbitro da partida, André Luiz de Freitas Castro, deixa o jogo prosseguir. Em seguida, em jogada de contra-ataque, a equipe rubro-negra abre o marcador que, até então, assinalava empate em 0 a 0. O VAR, por sua vez, não interpretou o lance como faltoso e o gol acabou sendo confirmado.

Contrariado, o Santos se manifestou sobre o episódio nas redes sociais. Em carta aberta, endereçada ao presidente da CBF, Ednaldo Pereira, e a Wilson Seneme, chefe do corpo de arbitragem da entidade, o clube criticou a postura dos árbitros da partida e pediu que providências fossem tomadas sobre o acontecido. Confira trecho.

"Presidente Ednaldo: para que a CBF tem o VAR? Essa arbitragem é vergonhosa e cada vez mais prejudica o futebol brasileiro. O senhor deve excluir esse juiz do VAR e o árbitro de campo. Exigimos que esses senhores nunca mais atuem em nossos jogos", repudiou o Santos, através do presidente do clube, Andrés Rueda.

Além disso, o clube santista também publicou duas fotos da jogada polêmica, acompanhada da seguinte legenda: "Tem foto, tem vídeo, tem tudo. Só não teve o mínimo: a marcação de um pênalti claro pro Santos contra o time mandante. Nem pelo juiz, nem pelo VAR."


Santos se manifesta após polêmica em jogo contra o Flamengo (Reprodução/Twitter)


Em áudio divulgado pela CBF, na manhã desta quarta-feira, é possível ver a conversa entre o árbitro de campo André Luiz de Freitas Castro, o árbitro de vídeo Adriano Milczvski (VAR), e o assistente do VAR Luciano Roggenbaum (AVAR). Para o árbitro de vídeo, Camacho teria tropeçado no próprio pé. Confira abaixo trecho do diálogo.

- Árbitro: "Ele faz o corte e está caindo. E o outro está parado na frente dele"

- VAR: "A perna já está parada. O pé para do lado e ele tropeça no pé. Ele não chega a atingir, certo?"

- AVAR: "Esse contato é sem impacto algum, Adriano?"

- VAR: "Sem impacto nenhum".

- AVAR: "Perfeito"


CBF divulga áudios do VAR em Flamengo x Santos (Reprodução/TNTSports Twitter)


Em nota divulgada no site oficial da CBF na madrugada desta quarta-feira, a entidade afirmou que afastou todo o corpo de arbitragem presente no duelo no Maracanã. Segundo o que foi publicado, a atuação da equipe foi "abaixo dos padrões exigidos". Os árbitros foram incluídos em um programa de treinamento para melhorarem o desempenho nos jogos.

Nota da CBF

"A Comissão de Arbitragem da CBF resolveu suspender por tempo indeterminado os Árbitros André Luiz de Freitas Castro e o Árbitro de Vídeo (VAR) Adriano Milczvski por entender que o desempenho deles, na partida entre as equipes CR Flamengo x Santos FC, válida pela 34ª rodada da Série A 2022, foi abaixo dos padrões exigidos. Os referidos oficiais serão incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem."

O Flamengo volta a campo neste sábado, em duelo válido pela final da Copa Libertadores da América, contra o Athletico, no Equador. Enquanto isso, o Santos só voltará a entrar em campo no dia 2 de novembro, quando visita o Atlético-GO, pela 35ª rodada do Brasileirão.

 

Foto destaque: Lance polêmico em Flamengo x Santos. Reprodução/Twitter.