O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou hoje (19) os concorrentes ao prêmio de Melhor Atleta do Ano de 2022. As indicadas na categoria feminina foram Ana Marcela Cunha, atleta de águas abertas, Rayssa Leal, do skate, Rebeca Andrade, da ginástica artística. Na masculina, Alison dos Santos, do atletismo, Filipe Toledo, no surfe, e Isaquias Queiroz, na canoagem de velocidade. Isaquias Queiroz e Rebeca Andrade foram os vencedores de 2021. Os seis concorrentes de 2022 conquistaram o título mundial em 2022.
O Melhor Atleta do Ano é a maior categoria do Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro desde 1999, e considerado o “Oscar do esporte brasileiro”. Todos os vencedores serão anunciados na cerimônia que vai se realizar na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 2 de fevereiro. Na festa, serão também premiados os melhores de cada um dos esportes olímpicos e sul-americanos.
Outra categoria da premiação é a Atleta da Torcida, decidida por voto popular por meio do site pbo.cob.org.br. Os concorrentes são Alison dos Santos, do atletismo, Ana Marcela Cunha, de águas abertas, Arthur Nory, da ginástica artística, Hugo Calderano, do tênis de mesa, Marcus D´Almeida, do tiro com arco, Rafaela Silva, do judô, Rayssa Leal, do skate, e Rebeca Andrade, da ginástica artística.
O público também pode escolher o ganhador do Prêmio Inspire. A essa categoria, disputam Ana Marcela Cunha, de águas abertas, Bia Haddad Maia, do tênis, Mayra Aguiar, do judô, Rebeca Andrade, da ginástica artística, e Rafaela Silva, do judô. Mayra e Rafaela concorrem também ao prêmio de melhor judoca de 2022 da Federação Internacional de Judô.
O desempenho do esporte olímpico brasileiro em 2022 foi excelente, conforme declarou Paulo Wanderley, presidente do COB. “O Prêmio Brasil Olímpico celebrará esses grandes feitos, homenageando atletas, treinadores e a todos que ajudaram a levar o nome do nosso país às primeiras colocações nas competições mais importantes. Estivemos no pódio em campeonatos mundiais ou equivalentes em 23 oportunidades, o que nos deixa com a certeza de que o investimento feito tem trazido resultados expressivos.”
Foto Destaque: Indicados ao prêmio de Melhor Atleta do Ano. Reprodução/COB